Pergunta 1
Resposta Selecionada: d.
J = 4; K = 12; L = 20.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Resposta: D.Comentário:N (1 ≤ valores < 6) = 4 (Intervalo de Classe A)N (6 ≤ valores < 12) = 8 (Intervalo de Classe B)(12 ≤ valores < 18) = 8 (Intervalo de Classe C)J = Fac de Intervalo A = N (Intervalo de Classe A) = 4K = Fac de Intervalo B = Fac de Intervalo A + N (Intervalo de Classe B) = 4 + 8 = 12L = Fac de Intervalo C = Fac de Intervalo B + N (Intervalo de Classe C) = 12 + 8 = 20Pergunta 2
Resposta Selecionada: c.
35%.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Resposta: C.Comentário:Média = 15,0 cmDesvio padrão = 2,20 cmTransformação Z:Limite inferior: X1 = 14,0 cmLimite superior: X2 = 16,0 cmZ1 = (14,0 – 15,0) /2,2 = -1,0/2,2 = - 0,4545Z2 = (16,0 – 15,0) /2,2 = 1,0/2,2 = + 0,4545Por arredondamento, pode ser 0,45 ou 0,46.Pela tabela, teremos:P(0 < Z < + 0,45) = 17,36%P(-0,45 < Z < 0) = 17,36%P(-0,45 < Z < +0,45) = P(14,0 < X < 16,0) = 17,36% + 17,36% = 34,72%ouP(0 < Z < +0,46) = 17,72%P(-0,46 < Z < 0) = 17,72%P(-0,46 < Z < +0,46) = P(14,0 < X < 16,0) = 17,72% + 17,72% = 35,44%Valores entre 34,72% e 35,44% = aproximadamente 35%.Pergunta 3
Resposta Selecionada: b.
H0: a aprovação, recuperação ou reprovação do estudante é independente do método de ensino empregado; e essa hipótese é rejeitada.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: B.Comentário:É um teste de independência. Logo, a Hipótese Nula (H0) é: “a aprovação, recuperação ou reprovação do estudante é independente do método de ensino empregado”.χ2 crítico a 5% de significância e gl = 2, é igual a 5,991χ2 calculado = Σ(fo-fe)2/feTabela com frequências esperadasEstudantes aprovadosEstudantes em recuperaçãoEstudantes reprovadosClasse sem
aula prática(800*500)/1000=400(150*500)/1000=75(50*500)/1000=25Classe com
aula prática(800*500)/1000=400(150*500)/1000=75(50*500)/1000=25Tabela com as diferenças entre frequências esperadas e frequências observadas ao quadrado, divididas pelo valor das frequências esperadas.Estudantes aprovadosEstudantes em recuperaçãoEstudantes ReprovadosClasse sem
aula prática(350-400)2/400 =0.625(120-75)2/75 =2.7(30-25)2/25 =0.1Classe com
aula prática(450-400)2/400 =0.625(30-75)2/75 =2.7(20-25)2/25 =0.1χ2 calculado = 0,625 + 0,625 + 2,7 + 2,7 + 0,1 +0,1 = 6,85Como χ2 calculado > χ2 crítico, rejeita-se H0.Pergunta 4
Resposta Selecionada: b.
Entre +0,5 e +0,9.Respostas: a.b.
c.d.e.f.Pergunta 5
Abaixo são colocados alguns conceitos em Estatística e suas definições. Faça a associação correta entre elas:I. Intervalo de Classe.II. Rol.III. Média Populacional.IV. Desvio Padrão Populacional.V. Variância Amostral.VI. População.VII. Amostra.( ) É a soma de todos valores divido pelo número de elementos da população.( ) É a soma das diferenças ao quadrado entre a média populacional e o valor de cada elemento, dividido pelo tamanho da população.( ) É qualquer conjunto de informações que tenham, entre si, uma característica comum.( ) É um subconjunto da população, de dimensões menores que ela, sem perda das características essenciais.( ) É a raiz quadrada da soma das diferenças ao quadrado entre a média populacional e o valor de cada elemento, dividido pelo tamanho da população.( ) É um arranjo de dados numéricos em ordem crescente ou decrescente de grandeza.( ) É a diferença entre o maior e o menor número da classe.A ordem correta é:Resposta Selecionada: a.
III; V; VI; VII; IV; II; I.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: A.'Comentário: segundo o livro-texto, as definições corretas são estas descritas.Pergunta 6
Associe corretamente os conceitos sobre nível de significância, tipo de erros e região de rejeição:I. Nível de Significância.II. Erro Tipo I.III. Erro Tipo II.IV. Região de Rejeição.V. Teste de Hipóteses Unilateral.VI. Teste de Hipóteses Bilateral.( ) É quando não rejeitamos a hipótese nula, sendo que esta deveria ser rejeitada.( ) Representa a probabilidade de a hipótese nula poder ser rejeitada com segurança.( ) Quando assumimos como hipótese alternativa que há diferenças entre as duas populações e/ou amostras.( ) É quando rejeitamos a hipótese nula, sendo que esta deveria ser aceita, ou seja, rejeitamos uma hipótese verdadeira.( ) Quando assumimos como hipótese alternativa que uma amostra/população é maior (ou menor) que a outra amostra/população.( ) É subconjunto da distribuição amostral e definida de acordo com o nível de significância estabelecido.Resposta Selecionada: c.
III; I; VI; II; V; IV.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Resposta: C.Comentário: segundo o livro-texto, as definições corretas são estas descritasPergunta 7
Calcule para os seguintes valores de alturas (em metros) de uma classe de estudantes do Ensino Médio, seu desvio padrão e a sua variância:S= {1,5 ; 1,4 ; 1,65 ; 1,8 ; 1,5}Os valores, respectivamente, do desvio padrão e variância são:Resposta Selecionada: e.
0,0196m2 e 0,14mRespostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Resposta: E.Comentário:Média = (1,50 + 1,40 + 1,65 + 1,80 + 1,50) /5 = 7,85/5 = 1,57Variância =[(1,50 – 1,57)2 + (1,40-1,57)2 + (1,65 – 1,57)2 + (1,80-1,57)2 + (1,50 – 1,57)2]/5 == [(-0,07)2 +(-0,17)2 + (0,08)2 + (0,23)2 + (-0,07)2] /5 == (0,0049 + 0,0289 + 0,0064 + 0,0529 + 0,0049) /5 = 0,098/5 = 0,0196 m2Desvio padrão = raiz quadrada (0,0196) = 0,14 mPergunta 8
Determine a probabilidade de ao menos 1 menina em um casal com 3 filhos. Admita que o nascimento de um menino ou uma menina seja igualmente provável e que o sexo dos filhos seja independente do sexo de seus irmãos.Resposta Selecionada: b.
87,5%.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: B.Comentário:Menino: oMenina: a1) Em um nascimento: S = {o, a} e X = {a} = 1Probabilidade em 1 nascimento = P(a) = 1/2 = 50%2) Em dois nascimentos: S = {(o,o); (o,a); (a,o); (a,a)} e X = {(o,a); (a,o); (a,a)}Probabilidade de ao menos um nascimento de menina = n(X) /n(S) = 3/4 = 75%3) Em três nascimentos:S = {(o,o,o); (o,o,a); (o,a,o); (o,a,a); (a,o,o); (a,o,a); (a,a,o); (a,a,a)} = n(S) = 8X = {(o,o,a); (o,a,o); (o,a,a); (a,o,o); (a,o,a); (a,a,o); (a,a,a)} = n(X) = 7Probabilidade de ao menos nascer uma menina = n(X) /n(S) = 7/8 = 87,5%OUProbabilidade de NÃO nascer ao menos uma menina + probabilidade de nascer ao menos uma menina = 100%[são eventos independentes], logo:P(nascer 1 menino) x P(nascer 1 menino) x P(nascer 1 menino) =(½).(½).(½) = 1/8 = 12,5%Logo:Probabilidade de nascer ao menos uma menina = 100% – Probabilidade de NÃO nascer ao menos uma meninaProbabilidade de nascer ao menos uma menina = 100% – 12,5%Probabilidade de nascer ao menos uma menina = 87,5%Pergunta 9
Para a amostra abaixo, os valores da média, da mediana e da moda serão, respectivamente:S= {12; 13; 12; 9; 4; 18; 9; 8; 14; 9}Resposta Selecionada: d.
10,8 ; 10,5 ; 9.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Resposta: D.Comentário:Média = (12 + 13 + 12 + 9 + 4 +18 + 9 + 8 + 14 + 9) /10 = 108/10 = 10,8Rol = 4; 8; 9; 9; 9; 12; 12; 13; 14; 18Mediana = (9 + 12) /2 = 10,5Moda = 9 (3 vezes)Pergunta 10
São passos importantes para a construção de um gráfico de colunas:- traçar um sistema de eixos cartesianos.
- marcar os valores ou categorias das variáveis nos eixos, evitando o uso de números “quebrados”.
- escrever o nome das variáveis.
- construir retângulos representativos das variáveis, mantendo entre um e outro distâncias iguais.
- colocar o título e a fonte.
Resposta Selecionada: a.
Todas as afirmativas estão corretas.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: A.Comentário: são passos que conferem com o livro-texto.
domingo, 18 de dezembro de 2016
Matemática e Bioestatítica - Questionário II
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