domingo, 18 de dezembro de 2016

Matemática e Bioestatítica - Questionário II

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    J = 4; K = 12; L = 20.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: D.
    Comentário:
    N (1 ≤ valores < 6) = 4 (Intervalo de Classe A)
    N (6 ≤ valores < 12) = 8 (Intervalo de Classe B)
    (12 ≤ valores < 18) = 8 (Intervalo de Classe C)
    J = Fac de Intervalo A = N (Intervalo de Classe A) = 4
    K = Fac de Intervalo B = Fac de Intervalo A + N (Intervalo de Classe B) = 4 + 8 = 12
    = Fac de Intervalo C = Fac de Intervalo B + N (Intervalo de Classe C) = 12 + 8 = 20
  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    35%.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: C.

    Comentário:

    Média = 15,0 cm

    Desvio padrão = 2,20 cm

    Transformação Z:

    Limite inferior: X1 = 14,0 cm

    Limite superior: X2 = 16,0 cm

    Z1 = (14,0 – 15,0) /2,2 = -1,0/2,2 = - 0,4545

    Z2 = (16,0 – 15,0) /2,2 = 1,0/2,2 = + 0,4545

    Por arredondamento, pode ser 0,45 ou 0,46.

    Pela tabela, teremos:

    P(0 < Z < + 0,45) = 17,36%

    P(-0,45 < Z < 0) = 17,36%

    P(-0,45 < Z < +0,45) = P(14,0 < X < 16,0) = 17,36% + 17,36% = 34,72%

    ou

    P(0 < Z < +0,46) = 17,72%

    P(-0,46 < Z < 0) = 17,72%

    P(-0,46 < Z < +0,46) = P(14,0 < X < 16,0) = 17,72% + 17,72% = 35,44%

    Valores entre 34,72% e 35,44% = aproximadamente 35%.
  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    H0: a aprovação, recuperação ou reprovação do estudante é independente do método de ensino empregado; e essa hipótese é rejeitada.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: B.

    Comentário:

    É um teste de independência. Logo, a Hipótese Nula (H0) é: “a aprovação, recuperação ou reprovação do estudante é independente do método de ensino empregado”.

    χcrítico a 5% de significância e gl = 2, é igual a 5,991

    χ2 calculado = Σ(fo-fe)2/fe

    Tabela com frequências esperadas

     
    Estudantes aprovados
    Estudantes em recuperação
    Estudantes reprovados
    Classe sem
    aula prática
    (800*500)/1000=
    400
    (150*500)/1000=
    75
    (50*500)/1000=
    25
    Classe com
    aula prática
    (800*500)/1000=
    400
    (150*500)/1000=
    75
    (50*500)/1000=
    25



    Tabela com as diferenças entre frequências esperadas e frequências observadas ao quadrado, divididas pelo valor das frequências esperadas.

     
    Estudantes aprovados
    Estudantes em recuperação
    Estudantes Reprovados
    Classe sem
    aula prática
    (350-400)2/400 =
    0.625
    (120-75)2/75 =
    2.7
    (30-25)2/25 =
    0.1
    Classe com
    aula prática
    (450-400)2/400 =
    0.625
    (30-75)2/75 =
    2.7
    (20-25)2/25 =
    0.1



    χ2 calculado = 0,625 + 0,625 + 2,7 + 2,7 + 0,1 +0,1 = 6,85

    Como χ2 calculado > χ2 crítico, rejeita-se H0.
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Entre +0,5 e +0,9.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    f.
  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Abaixo são colocados alguns conceitos em Estatística e suas definições. Faça a associação correta entre elas:
    I. Intervalo de Classe.
    II. Rol.
    III. Média Populacional.
    IV. Desvio Padrão Populacional.
    V. Variância Amostral.
    VI. População.
    VII. Amostra.
    (  ) É a soma de todos valores divido pelo número de elementos da população.
    (  ) É a soma das diferenças ao quadrado entre a média populacional e o valor de cada elemento, dividido pelo tamanho da população.
    (  ) É qualquer conjunto de informações que tenham, entre si, uma característica comum.
    (  ) É um subconjunto da população, de dimensões menores que  ela, sem perda das características essenciais.
    (  ) É a raiz quadrada da soma das diferenças ao quadrado entre a média populacional e o valor de cada elemento, dividido pelo tamanho da população.
    (  ) É um arranjo de dados numéricos em ordem crescente ou decrescente de grandeza.
    (  ) É a diferença entre o maior e o menor número da classe.
    A ordem correta é:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    III; V; VI; VII; IV; II; I.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: A.'
    Comentário: segundo o livro-texto, as definições corretas são estas descritas.
  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Associe corretamente os conceitos sobre nível de significância, tipo de erros e região de rejeição:
    I. Nível de Significância.
    II. Erro Tipo I.
    III. Erro Tipo II.
    IV. Região de Rejeição.
    V. Teste de Hipóteses Unilateral.
    VI. Teste de Hipóteses Bilateral.
    (  ) É quando não rejeitamos a hipótese nula, sendo que esta deveria ser rejeitada.
    (  ) Representa a probabilidade de a hipótese nula poder ser rejeitada com segurança.
    (  ) Quando assumimos como hipótese alternativa que há diferenças entre as duas populações e/ou amostras.
    (  ) É quando rejeitamos a hipótese nula, sendo que esta deveria ser aceita, ou seja, rejeitamos uma hipótese verdadeira.
    (  ) Quando assumimos como hipótese alternativa que uma amostra/população é maior (ou menor) que a outra amostra/população.
    (  ) É subconjunto da distribuição amostral e definida de acordo com o nível de significância estabelecido.
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    III; I; VI; II; V; IV.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: C.
    Comentário: segundo o livro-texto, as definições corretas são estas descritas
  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Calcule para os seguintes valores de alturas (em metros) de uma classe de estudantes do Ensino Médio, seu desvio padrão e a sua variância:
    S= {1,5 ; 1,4 ; 1,65 ; 1,8 ; 1,5}
    Os valores, respectivamente, do desvio padrão e variância são:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    0,0196m2 e 0,14m
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: E.
    Comentário:
    Média = (1,50 + 1,40 + 1,65 + 1,80 + 1,50) /5 = 7,85/5 = 1,57
    Variância =
    [(1,50 – 1,57)2 + (1,40-1,57)2 + (1,65 – 1,57)2 + (1,80-1,57)2 + (1,50 – 1,57)2]/5 =
    = [(-0,07)2 +(-0,17)2 + (0,08)2 + (0,23)2 + (-0,07)2] /5 =
    = (0,0049 + 0,0289 + 0,0064 + 0,0529 + 0,0049) /5 = 0,098/5 = 0,0196 m2
    Desvio padrão = raiz quadrada (0,0196) = 0,14 m
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Determine a probabilidade de ao menos 1 menina em um casal com 3 filhos. Admita que o nascimento de um menino ou uma menina seja igualmente provável e que o sexo dos filhos seja independente do sexo de seus irmãos.
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    87,5%.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: B.
    Comentário:
    Menino: o
    Menina: a
    1) Em um nascimento: S = {o, a} e X = {a} = 1
    Probabilidade em 1 nascimento = P(a) = 1/2 = 50%
    2) Em dois nascimentos: S = {(o,o); (o,a); (a,o); (a,a)} e X = {(o,a); (a,o); (a,a)}
    Probabilidade de ao menos um nascimento de menina = n(X) /n(S) = 3/4 = 75%
    3) Em três nascimentos:
    S = {(o,o,o); (o,o,a); (o,a,o); (o,a,a); (a,o,o); (a,o,a); (a,a,o); (a,a,a)} = n(S) = 8
    X = {(o,o,a); (o,a,o); (o,a,a); (a,o,o); (a,o,a); (a,a,o); (a,a,a)} = n(X) = 7
    Probabilidade de ao menos nascer uma menina = n(X) /n(S) = 7/8 = 87,5%
    OU
    Probabilidade de NÃO nascer ao menos uma menina + probabilidade de nascer ao menos uma menina = 100%
    [são eventos independentes], logo:
    P(nascer 1 menino) x P(nascer 1 menino) x P(nascer 1 menino) =
    (½).(½).(½) = 1/8 = 12,5%
    Logo:
    Probabilidade de nascer ao menos uma menina = 100% – Probabilidade de NÃO nascer ao menos uma menina
    Probabilidade de nascer ao menos uma menina = 100% – 12,5%
    Probabilidade de nascer ao menos uma menina = 87,5%
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Para a amostra abaixo, os valores da média, da mediana e da moda serão, respectivamente:
    S= {12; 13; 12;  9;  4; 18;  9;  8; 14;  9}
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    10,8 ; 10,5 ; 9.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: D.
    Comentário:
    Média = (12 + 13 + 12 + 9 +  4 +18 +  9 +  8 + 14 + 9) /10 = 108/10 = 10,8
    Rol = 4; 8; 9; 9; 9; 12; 12; 13; 14; 18
    Mediana = (9 + 12) /2 = 10,5
    Moda = 9 (3 vezes)
  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    São passos importantes para a construção de um gráfico de colunas:
    1. traçar um sistema de eixos cartesianos.
    2. marcar os valores ou categorias das variáveis nos eixos, evitando o uso de números “quebrados”.
    3. escrever o nome das variáveis.
    4. construir retângulos representativos das variáveis, mantendo entre um e outro distâncias iguais.
    5. colocar o título e a fonte.
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Todas as afirmativas estão corretas.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta: A.
    Comentário: são passos que conferem com o livro-texto.

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