sábado, 19 de agosto de 2017

Atividade complementar - Blade Runner - O caçador de androides

 Filme: Título: Blade Runner – O caçador de androides
Temática: O que é Vida?

Elenco: Harrison Ford Rutger Hauer Sean Young Edward Olmos Direção: Ridley Scott Gênero: Ficção País/Ano de produção: EUA/1982 Duração: 118 minutos



Sinopse: No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve robô que são mais fortes e ágeis que o homem. Equiparados à inteligência humana, esses robôs, são conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo de robôs mais evoluído provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, esse incidente faz com que os replicantes sejam considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar qualquer replicante encontrado na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, cinco replicantes chegam à Terra, dentre eles um ex-Blade Runner (Harrison Ford) que é encarregado de caçá-los. 
Comentários: Blade Runner é um filme antigo, entretanto, traz questionamentos atuais relacionados à ética e à vida. A partir do enredo é possível refletir acerca do conceito de vida, das características biológicas dos seres vivos e suscitar discussões éticas. 
Questões para Reflexão: 1. Como é a Terra retratada no filme? 2. O filme se passa em que época? As cidades atuais se assemelham à do filme? 3. O que eram os replicantes? Por que foram criados? 4. Os replicantes tinham “vida”? 5. O que é “vida”? 6. Como se pode identificar um ser vivo? E um ser humano? 7. Por que os replicantes se arriscaram e vieram para a Terra? 8. Discuta as frases: “Não somos computadores! Somos seres vivos!” “Eu penso, logo existo!”, “Eu tenho visto coisas que vocês humanos nem imaginam, e todos estes momentos irão se perder no tempo como lágrimas na chuva” e “Que pena que ela não vai viver, mas afinal, quem vive? 

2 comentários:

  1. É um excelente filme devido aos cenários, ao uso de efeitos especiais e ao enredo interessante que ele representa. Eu vi o novo filme e pareceu excelente. Na minha opinião, Blade Runner 2049 foi um dos mehores filmes de drama que foi lançado. O filme superou as minhas expectativas, O roteiro do filme foi muito original, um dos aspectos mais notável desta produção foi a trilha sonora. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. Eu gosto muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal seu comentário! Eu ainda não assisti ao 2049 mas já estou colocando na lista para ver nas férias!

      Excluir