sábado, 19 de agosto de 2017

Atividades complementares - Gattaca

Filme: Gattaca - A Experiência Genética (Gattaca)
 Temática: Melhoramento Genético.

Elenco: Ethan Hawke Uma Thurman Jude Law Direção: Andrew Nicol Gênero: Ficção País/Ano de produção: EUA/1997 Duração: 107 minutos

Sinopse: Num futuro hipotético, no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas assim concebidas são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque em uma corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expor o seu passado. 

Comentários: Esse filme de ficção tem uma narrativa um pouco lenta que o aproxima de um drama, entretanto é uma excelente opção para abordar temas relacionados à genética e reflexões éticas a respeito desse tema. O filme retrata um futuro em que é possível aos pais escolherem as características genéticas de seus filhos. Assim, indivíduos gerados de forma natural são considerados “inválidos” e só podem ocupar cargos menos valorizados. A trama envolve assuntos biológicos que, a partir do filme, possibilitam abordar conceitos de gene, genótipo, fenótipo, estrutura do DNA e cromossomos; além de paralelos entre o enredo e a biotecnologia. 

Questões para Reflexão: 1. Qual é o significado do nome GATTACA? 2. É possível fazer a seleção genética retratada no filme? O que é possível para a ciência atualmente? 3. No filme, a concepção realizada pelos geneticistas traz quais vantagens? E quais problemas? 4. Quais são os materiais coletados para realizar exames de DNA no filme? São os mesmos que poderiam atualmente serem utilizados para fazer teste de paternidade? 5. Existem vantagens em saber o que está escrito no DNA? E desvantagens? 6. A presença de genes “perfeitos‟ é garantia de sucesso? Por que o Eugene ficou paralítico? E se ainda andasse, ele poderia ser piloto? Por que Anton não cortou o dedo ao realizar o pacto de sangue com seu irmão? 7. A herança genética para determinada doença significa que a pessoa terá aquela doença? Além dos genes, o que contribui para que a pessoa seja o que é? 8. Qual o significado da frase dita por Vincent: “O meu verdadeiro curriculum eram as minhas células”?

Conhecimentos adquiridos: Gattaca se passa num suposto tempo futuro não muito distante, onde se criam na sociedade novas espécies de "castas", preconceitos e divisões sociais, aparentemente legitimadas pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de escolher e manipular a interação entre os seus gametas, para gerarem filhos com a melhor combinação genética possível. Esse procedimento acaba criando uma distinção entre: Válidos e Não-Válidos, humanos perfeitos e menos perfeitos. Os Não-válidos caracterizam-se única e exclusivamente pela sua propensão a doenças e deficiências, mesmo que mínimas. Aos válidos são disponibilizados os melhores empregos, enquanto para os Não-válidos é limitada a liberdade de escolha. Este filme chama a atenção para a racionalização da importância da genética na construção do ser humano. Realça que cada pessoa é o resultado das interações complexas entre o seu patrimônio genético e o meio, sendo este determinante no desenvolvimento da personalidade e competências do indivíduo. Desta forma, a única coisa que se pode determinar pela análise do genoma é o potencial do indivíduo, mas, devido à importância do meio, pode ser uma análise falaciosa e perigosa, como atesta o filme. Numa altura em que a genética está na ordem do dia, é importante ter sempre presente esta noção para que não nos deixemos deslumbrar ao ponto de construirmos uma sociedade discriminatória e injusta para a qual o filme nos tenta alertar. Uma curiosidade pertinente é o significado do acrônimo Gattaca: Trata-se da ordenação de uma série de bases nitrogenadas que compõem o DNA, no caso a Guanina Adenina Timina Timina Adenina Citosina Adenina.

3 comentários: