quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Fisiologia - Questionario II

  • Pergunta 1

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Tanto a sístole quanto a diástole podem ser divididas em diferentes fases, ao longo do tempo, de acordo com o comportamento dos ventrículos e das válvulas submetidas às pressões que eles geram durante sua atividade cíclica. Esses eventos determinam o ciclo cardíaco. São eventos da sístole:

    I. Contração isovolumétrica
    II. Relaxamento isovolumétrico
    III. Ejeção ventricular máxima
    IV. Enchimento rápido
    V. Ejeção ventricular reduzida
    VI. Enchimento lento
    VII. Contração atrial


    Assinale a alternativa correta:

    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    I, III e V
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: o primeiro evento que ocorre na sístole é a contração isovolumétrica. A contração, ou seja, o encurtamento das fibras musculares cardíacas já começou, mas a pressão exercida por essa atividade não é suficiente para abrir as válvulas aórtica e pulmonar. As válvulas mitral e tricúspide permanecem fechadas, o volume no interior dos ventrículos não varia, por isso, é chamado de contração isovolumétrica. A pressão, no entanto, eleva-se rapidamente e isso forçará, finalmente, a abertura das válvulas aórtica e pulmonar. O segundo evento que ocorre na sístole é ejeção ventricular máxima. Quando se abrem as válvulas aórtica e pulmonar, começa a ejeção de sangue para a grande e a pequena circulação em ritmo bastante acentuado. O terceiro evento é a ejeção ventricular reduzida: o fluxo de sangue continua em direção às artérias, mas não com a mesma velocidade e intensidade de antes. A pressão no interior dos ventrículos cai de modo progressivo, eventualmente chegando a valores abaixo da pressão da aorta. No entanto, o fluxo permanecerá graças à energia cinética da massa de sangue ejetada. A esse fenômeno dá-se o nome de inertância. Em seguida, fecham-se as válvulas aórtica e pulmonar.
  • Pergunta 2

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Tanto a sístole quanto a diástole podem ser divididas em diferentes fases, ao longo do tempo, de acordo com o comportamento dos ventrículos e das válvulas submetidas às pressões que eles geram durante sua atividade cíclica. Esses eventos determinam o ciclo cardíaco. São eventos da diástole:

    I. Contração isovolumétrica
    II. Relaxamento isovolumétrico
    III. Ejeção ventricular máxima
    IV. Enchimento rápido
    V. Ejeção ventricular reduzida
    VI. Enchimento lento
    VII. Contração atrial



    Assinale a alternativa correta:

    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    II, IV, VI e VII
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: o primeiro evento da diástole é o relaxamento isovolumétrico. Nessa fase, os ventrículos relaxam-se progressivamente, com todas as válvulas fechadas, o volume em seu interior não varia, mas a pressão vai caindo, até atingir valores próximos de zero. O segundo evento é o enchimento diastólico rápido; nesta fase, as válvulas atrioventriculares abrem-se e o sangue flui rapidamente para dentro dos ventrículos, a pressão eleva-se no interior deles, mas em nível bastante baixo. Em seguida, o terceiro evento consiste no enchimento diastólico lento, o sangue que já flui para os ventrículos aumenta ligeiramente a pressão no interior destes e, portanto, o enchimento torna-se mais lento. O quarto evento diastólico é a contração atrial. Em um último esforço, os átrios contraem-se, terminando de completar o enchimento ventricular antes da próxima sístole, que se irá iniciar pela contração isovolumétrica.
  • Pergunta 3

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Chamamos de _________________ o volume de sangue que o coração bombeia em um dado intervalo de tempo na pequena ou na grande circulação. É comumente expresso em litros por minuto (l/min).   
    Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna anterior:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Débito cardíaco.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: Chamamos débito cardíaco (DC) ou Volume Cardíaco Minuto (VCM) o volume ejetado pelo coração (dos ventrículos esquerdo e direito), em um intervalo de tempo; no caso, um minuto.
  • Pergunta 4

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    As contrações rítmicas e coordenadas das câmaras cardíacas produzem o fluxo sanguíneo que supre os órgãos do corpo com nutrientes e oxigênio. Essas contrações são ativadas por impulsos elétricos gerados espontaneamente por células marca-passo, localizadas no átrio direito e que se espalham por um sistema de condução por todo coração. O sistema de excito-condução que confere o automatismo cardíaco é formado por:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Nó sinoatrial, nó atrioventricular, feixe de Hiss e fibras de Purkinje.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: as células marca-passo cardíacas estão localizadas no átrio direito, mais precisamente no nó sinoatrial (NSA). Os impulsos elétricos gerados no NSA são transmitidos sequencialmente ao miocárdio atrial, ou seja, espalham-se pelo átrio. Em seguida, o impulso elétrico chega ao nó atrioventricular, localizado entre os átrios e os ventrículos, sofrendo um pequeno retardo. Ao chegar ao feixe de Hiss, o impulso elétrico desce entre os ventrículos direito e esquerdo, e espalha-se completamente pelo miocárdio ventricular por meio das fibras de Purkinje. A origem e propagação dos impulsos elétricos pelas células cardíacas dependem da existência de gradientes iônicos por meio da membrana plasmática e de mudanças transitórias rápidas na permeabilidade da membrana, que permitam fluxos de íons de acordo com seus gradientes eletroquímicos.
  • Pergunta 5

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    As paredes internas das cavidades cardíacas são recobertas por uma fina membrana endotelial chamada de _______________, formando conjuntos de pregas nos orifícios: ______________________, que desempenham uma função orientadora do fluxo sanguíneo, dentro do coração, e sua participação é exclusivamente passiva, uma vez que se abrem ou fecham de acordo com as mudanças de pressão a cada lado da válvula.

    Assinale a alternativa que completa as lacunas anteriores:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Endocárdio e válvulas cardíacas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: as válvulas que separam os átrios dos ventrículos são chamadas atrioventriculares. A válvula atrioventricular, que separa o átrio direito do ventrículo direito, é chamada válvula tricúspide, e a válvula atrioventricular, que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo, é denominada válvula bicúspide ou mitral. Elas se abrem no sentido átrio-ventrículo e fecham-se no sentido ventrículo-átrio. As válvulas arteriais, também chamadas semilunares, localizam-se entre os ventrículos e as artérias. A válvula pulmonar separa o ventrículo direito da artéria pulmonar, que leva o sangue venoso (pobre em oxigênio) até os pulmões. A válvula aórtica separa o ventrículo esquerdo da artéria aorta, que leva o sangue arterial (rico em oxigênio) para o restante do corpo. O sangue possui um trajeto unidirecional, tanto ao passar pelo coração como pelos vasos sanguíneos. No coração, o fluxo é direcionado pela presença de válvulas entre os átrios e os ventrículos e entre os ventrículos e as grandes artérias.
  • Pergunta 6

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    O controle humoral da pressão arterial é feito por uma enorme variedade de substâncias (hormônios e mediadores químicos de produção e ação local) que interferem, principalmente, na modulação do tônus arteriolar. Um componente importante que exerce um papel de grande significância na regulação da PA é o:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Sistema renina-angiotensina-aldosterona.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona – SRAA – está mais diretamente envolvido no controle do sódio total no organismo e, consequentemente, do volume extracelular. Esse sistema também interfere na resistência vascular periférica, uma vez que a angiotensina II (Ang II), o principal efetor do SRAA, é também capaz de aumentar a atividade simpática dirigida para o coração e os vasos sanguíneos. O efeito vasoconstritor direto da Ang II no músculo liso vascular e a ação indireta via sistema simpático determinam o aumento da resistência vascular periférica e, consequentemente, da pressão arterial.
  • Pergunta 7

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    O coração é uma bomba, porque é formado pelo miocárdio (músculo cardíaco). Trata-se de um músculo estriado devido à organização molecular de suas proteínas contráteis. O coração é dividido em cavidades (ou câmaras cardíacas), denominadas:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: o coração é dividido em 4 cavidades (ou câmaras cardíacas): átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. Os átrios direito e esquerdo são separados entre si pelo septo interatrial, assim como os ventrículos direito e esquerdo estão separados entre si pelo septo interventricular. Dessas quatro câmaras cardíacas, os ventrículos são fundamentais como bombas propulsoras do fluxo de sangue, e sua massa muscular é muito maior que a dos átrios. Os átrios, como o nome indica, representam realmente os vestíbulos dos ventrículos que, de fato, constituem o coração propriamente dito. Contudo, o átrio desempenha outra função, além de agir como vestíbulo da função ventricular: é a de atuar como ponto de geração dos impulsos que excitam o coração a contrair-se.
  • Pergunta 8

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    O sangue venoso retorna ao coração por meio das duas grandes veias cavas, que desembocam no átrio direito. A partir dessa câmara, o sangue passa ao ventrículo direito por meio da abertura da válvula tricúspide. Em seguida ocorre a ejeção do sangue venoso contido no ventrículo direito para a artéria pulmonar por meio da abertura da válvula pulmonar, que, por sua vez, divide-se nas artérias pulmonares direita e esquerda, distribuindo o sangue venoso para os pulmões direito e esquerdo, para ser oxigenado em um processo denominado hematose. Após ser oxigenado, o sangue arterial retorna ao átrio esquerdo do coração por meio das quatro veias pulmonares.

    A descrição se refere a qual tipo de circulação? Assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Pequena circulação.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: a pequena circulação é o trajeto que o sangue venoso faz a partir do ventrículo direito.  VD – Pulmões – AE.
  • Pergunta 9

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    Quando se contraem, os ventrículos produzem sons característicos, vibrados essencialmente pelo fechamento das válvulas atrioventriculares e semilunares. Os sons produzidos pela atividade cardíaca são denominados de:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Bulhas cardíacas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: As bulhas cardíacas são os sons produzidos pela atividade cardíaca. Quando se contraem, os ventrículos produzem sons característicos, vibrados essencialmente pelo fechamento das válvulas atrioventriculares e semilunares. O primeiro som cardíaco é chamado “primeira bulha cardíaca”, ele coincide com o início da sístole e é representado pelo fechamento das válvulas tricúspide e mitral. O segundo som cardíaco é a “segunda bulha cardíaca”, ele coincide com o início da diástole e representa o fechamento das válvulas pulmonar e aórtica. Por se situarem estrategicamente ao início da sístole e ao início da diástole, o som produzido pelo fechamento das válvulas pode fornecer informações importantes acerca do funcionamento do coração.
  • Pergunta 10

    0,25 em 0,25 pontos
    Correta
    São funções dos eritrócitos, dos leucócitos e das plaquetas, respectivamente:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Transporte de oxigênio, defesa e coagulação sanguínea.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: os eritrócitos (hemácias) são células altamente especializadas, sem núcleo nem mitocôndrias, contendo um alto teor de um pigmento respiratório, a hemoglobina, que lhes permite transportar O2 e CO2. Os leucócitos não representam um tipo único de célula, mas uma família de elementos celulares, agrupando propriedades comuns e diferentes, segundo o tipo de glóbulo branco. Essas células proporcionam ao corpo uma poderosa defesa contra tumores e infecções virais, bacterianas e parasitárias. As plaquetas são apenas fragmentos citoplasmáticos (verdadeiras bolsas de enzimas) com um metabolismo ativo, desempenhando um papel importante na hemostasia.
Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017 13h48min06s BRT

Nenhum comentário:

Postar um comentário