Pergunta 1
Resposta Selecionada: b.O organograma refere-se à estrutura de um planejamento.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: o organograma apresenta a base estrutural de um planejamento de ensino, uma vez que parte da realidade do aluno chegar ao desenvolvimento do plano de ensino.Pergunta 2
Analise o texto abaixo:A disciplina didática específica é de suma importância para que o aluno, futuro professor, tenha uma visão geral do processo de ensino-aprendizagem. A disciplina irá inserir o educando no contexto escolar, uma rotina que talvez até o presente momento o mesmo não conheça. Fará com que este futuro professor reflita sobre a caracterização e a problematização do sistema escolar. O educando ainda terá a oportunidade de aprender a elaborar planejamentos, preparar aulas, construir um projeto político-pedagógico, bem como se conscientizar da importância do processo avaliativo.Podemos afirmar em relação ao texto que:Resposta Selecionada: c.O texto faz parte da justificativa da disciplina a ser ministrada em um plano de ensino.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: o texto faz parte da justificativa de uma disciplina a ser ministrada em um plano de ensino, uma vez que se justifica onde quer chegar com um determinado roteiro do que se almeja alcançar ao longo do semestre ou ano.Pergunta 3
Analise os itens abaixo:Adquirir instrumentos que possam colaborar na tarefa docente de planejamento.Dominar a ação pedagógica, voltando-se para métodos, procedimento, além de organização e gerenciar o processo de ensino-aprendizagem;Averiguar a avaliação como processo motivador para a concepção de uma competência diferenciada do professor em busca da excelência de ensino.Os itens acima se referem:Resposta Selecionada: c.Aos objetivos específicos de uma disciplina.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: refere-se aos objetivos específicos da disciplina, aqueles que o professor quer atingir em uma aula.Pergunta 4
De acordo com o autor Piletti, temos três tipos de planejamento. São eles:Resposta Selecionada: b.Planejamento educacional – planejamento de currículo – planejamento de ensino.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: planejamento educacional (segundo o autor consiste na tomada de decisões sobre a educação no conjunto do desenvolvimento geral dos pais). Planejamento de currículo (aquele cujo problema central é formular objetivos educacionais) e o planejamento de ensino que pode ser considerado aquele que irá traduzir em termos concretos e operacionais o que o professor fará em sala de aula).Pergunta 5
De acordo com o plano escolar, podemos afirmar:I - É o plano pedagógico e administrativo da unidade escolar, em que se explicita a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola.II - É um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.III - O plano deve ser consensual e elaborado por um ou mais docentes e depois discutido.IV - O documento final deve ser fruto de um trabalho coletivo.Está correta a alternativa:Resposta Selecionada: e.Todos os itens estão corretos.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: para um plano escolar ser eficaz e atender aos objetivos propostos, faz-se necessário atender todos os itens acima.Pergunta 6
Em relação ao planejamento, podemos afirmar:Resposta Selecionada: a.É a previsão das ações e dos procedimentos que o docente irá realizar, levando em consideração seus alunos, a organização de suas atividades e a forma de sua transmissão.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: é a previsão das ações e dos procedimentos que o docente irá realizar, levando em consideração seus alunos, a organização de suas atividades e a forma de sua transmissão, não sendo apenas uma previsão de como deve ser uma aula.Pergunta 7
Em relação ao planejamento, é correto afirmar:I – É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.II - É um meio para se programar as ações docentes, é um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.III – O planejamento é um programa de ensino e deve ser elaborado pela coordenação da escola.IV - O planejamento é um conjunto formado pelos currículos das diferentes séries.Está correta a alternativa:Resposta Selecionada: b.Estão corretas as alternativas I e II.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: O planejamento é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino, além de ser um meio para programar as ações docentes, além disso, é um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.Pergunta 8
Em um plano de ensino deve conter:- Justificativa da disciplina.
- Objetivos gerais da disciplina.
- Objetivos específicos da disciplina.
- Conteúdos a serem ministrados.
- Desenvolvimento metodológico/ estratégias.
- Avaliação.
- Referências.
Assinale os itens que correspondem ao plano de curso:Resposta Selecionada: e.Todos os itens fazem parte de um plano de ensino.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: para que o plano de ensino seja completo e eficaz ele deve conter todos os itens citados na questão.Pergunta 9
Leia o exemplo abaixo:Um pai vem com um filho de 12 anos de idade de uma determinada cidade para a outra. Chegando à cidade de origem, vai até uma determinada unidade escolar para matricular seu filho, porém quando é solicitado a ele o histórico escolar da criança ou a declaração de transferência, o pai diz não saber que série a criança parou e nem a última escola que a criança estudou, alegando que morava na roça.Mediante o ocorrido, como a escola deverá agir?Resposta Selecionada: d.A escola deve convocar a equipe de professores que fazem parte da comissão de classificação e aplicar uma prova para que a criança realize. A partir daí, classifica essa criança em uma determinada série.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: uma vez que o pai do aluno não tenha como comprovar o grau de escolaridade de seu filho, cabe à unidade escolar realizar o processo de classificação para este aluno, aplicando avaliações e determinando a série a qual o aluno deverá prosseguir seus estudos.Pergunta 10
São etapas do planejamento de ensino:Resposta Selecionada: d.Conhecimento da escola - elaboração das aulas - execução do plano - avaliação e aperfeiçoamento do plano.Respostas: a.b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: conhecimento da realidade, pois o professor necessita identificar a realidade de seus alunos para elaborar o plano de ensino e executá-lo da melhor forma possível. Além disso, realizar a avaliação e aperfeiçoar o plano sempre que necessário, de acordo com as necessidades dos alunos.
terça-feira, 12 de setembro de 2017
Didática Específica - Questionário Unidade I (2017/2)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário