quarta-feira, 4 de outubro de 2017

ED VII - TG- Trabalho em grupo - Sustentabilidade

PROPOSTA

Leia os exemplos abaixo e responda à questão:
1 – Hotel oferece refeições de graça para quem estiver disposto a gerar eletricidade.
O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca, oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 watts/hora de eletricidade – aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais.
2 – Bar capta energia produzida pela dança de seus frequentadores
Todas as luzes e os sons de uma “balada” gastam uma quantia considerável de eletricidade. Pensando nisso, o dono do Bar Surya, em Londres, refez o chão da pista de dança de seu estabelecimento e o revestiu com placas que, ao serem pressionadas pelos frequentadores do lugar produzem corrente elétrica.
3 – Empresa cria impressora que não usa tinta nem papel
 Quem disse que uma impressora precisa de tinta ou papel para existir? Conheça a Impressora PrePean. Diferente das convencionais, ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas feitas especialmente para isso. Além de serem à prova d’água, elas podem ser facilmente apagadas. É só colocá-las novamente na impressora que, por meio de outra temperatura, a próxima impressão ficará no lugar da anterior. A mágica faz com que apenas uma dessas folhas possa ser utilizada mil vezes.

Questão: Identifique os elementos que levaram essas três empresas a oferecem esses serviços curiosos e relate quais foram os benefícios obtidos por cada empresa com essa geração de serviços ou produtos.

CORREÇÃO: 

ED VII - TG- Trabalho em grupo - Sustentabilidade

            O amplo desenvolvimento de indústrias e com o crescimento das cidades, principalmente em relação ao avanço da urbanização, tem-se, cada vez mais, uma preocupação geral com a natureza e como a estamos tratando. Cuidar do meio ambiente não é apenas uma questão importante e que deve ser trabalhada com afinco: proteger o meio ambiente é uma necessidade imprescindível         
            A geração de eletricidade está intimamente ligada à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais que, como todos sabemos, estão cada dia mais escassos em nosso planeta. é ultrapassado pensar na prática da sustentabilidade por si só. O conceito diz que é preciso preservar o que temos hoje com a finalidade de garantir as gerações futuras, porém é preciso ir além: dentro de sua esfera de contribuição, empresas e comunidades – e não somente o poder público – devem desenvolver iniciativas para recuperar o planeta. Para as organizações privadas, é importante que a relação entre a economia, o social e o ambiental esteja afinada. Ou seja, as companhias não podem mais atuar pensando só em gerar lucro e, por meio do uso sustentável de recursos e do desenvolvimento humano, devem estar adequadas a toda cadeia de produtiva, à preservação da água e à biodiversidade.
            1- O hotel dinamarquês Crowne Plaza Copenhagen Towers, realizou uma verdadeira experiência educativa ao oferecer refeições grátis aos hóspedes que gerassem energia pedalando. Mais do que conseguir eletricidade de graça para o hotel, a intenção da iniciativa foi mostrar aos hóspedes que a energia não cai do céu e, assim, incentivá-los a usá-la com consciência. Afinal, 10 watts é uma quantia simbólica e o estabelecimento já conta com 2.500 m² de painéis solares em sua cobertura que fornecem ao hotel boa parte da eletricidade de que necessita para funcionar. De acordo com o que foi proposto  pela gerência, a iniciativa durou cerca de um ano e, de fato, conferiu popularidade ao Crowne Plaza Copenhagen Towers. Os hóspedes lamentaram o fim do projeto e reivindicam sua volta.
            2- No Bar Surya, em Londres, cerca de 60% da energia consumida é gerada pela pista de dança. Os outros 40% virão de uma turbina eólica e painéis de energia solar. Caso a produção supere a necessidade, o resto será distribuído para residências na região. Quem entra, é obrigado a assinar um manifesto com dez princípios contra o devastamento e a destruição do planeta. Quem vai para a balada à pé ou de bicicleta, pode entrar de graça. E, quem vai de carro, é estimulado a trocar de meio de transporte na próxima vez. A “balada” não só contribui para a sustentabilidade mas também proporciona uma experiência cultural aos frequentadores. O Bar, que faz parte do projeto projeto Club4Climate desde 2010, também inclui a venda de bebidas e alimentos orgânicos, a utilização de dutos de ar para reduzir a necessidade de ar condicionado e o uso de privadas com consumo reduzido de água.
            3- Ainda que não seja  preciso ter uma impressora dessas para ser mais sustentável, soluções simples, como imprimir frente e verso, reutilizar páginas que não servem mais como rascunho e pensar e ponderar se aquele documento precisa ser impresso já contribuem para reduzir o volume de lixo no planeta, mas no final sempre há o papel que, em algum momento, vai parar no lixo e também a tinta, que é cara e acaba não rendendo o tanto quanto cada um gostaria. Neste contexto  uma impressora sustentável que não utiliza tinta e imprime em um “papel” reutilizável torna-se uma solução incrível para empresas que gastam toneladas de papel por ano. Os desenvolvedores dizem que uma única ‘folha” dessas pode substituir um monte com mil folhas tradicionais. Além disso, com a economia de recursos naturais e materiais, a impressora também propicia higiene aos ambientes de trabalho, e evita acidentes com tintas e o pó liberado pelos equipamentos que utilizam toner.

Conclusão
            Esses são apenas exemplos de iniciativas que instituições privadas podem colocar em prática na busca por um mundo melhor. Lutar em defesa das questões ambientais e sociais é fundamental para que as companhias sobrevivam, mesmo diante do mercado competitivo em que vivemos.

Referências:
Crown Plaza Hotels e Resorts https://www.ihg.com/crowneplaza/hotels
Hotel oferece refeições grátis aos hóspedes que geram energia pedalando https://super.abril.com.br/blog/planeta/hotel-oferece-refeicoes-gratis-aos-hospedes-que-geram-energia-pedalando/
Esta impressora não precisa de tinta nem de sulfite http://gizmodo.uol.com.br/esta-impressora-nao-precisa-de-tinta-nem-de-sulfite/
Impressora japonesa não usa tinta e papel pode ser reutilizado até 1000 vezes http://ciclovivo.com.br/noticia/impressora_coreana_nao_usa_tinta_e_papel_pode_ser_reutilizado_ate_1000_vezes/
Balada ecológica de Londres transforma passos dados na pista de dança em eletricidade. http://thegreenestpost.bol.uol.com.br/dancar-gera-energia-em-balada-ecologica-de-londres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário