quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Relações étnico raciais e afro descendência - Optativa

Bibliografia
Bibliografia Básica 

CHAUÍ, M. Brasil. Mito Fundador e Sociedade Autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000. 

IANNI, O. Raças e Classes Sociais no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2004. 

SAWAIA, B. B. (org.) As artimanhas da exclusão social: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

Bibliografia Complementar 

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP 3/2004 - Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, MEC, 2004. Disponível em:

<http://www.mp.pe.gov.br/uploads/bGGikz17byQwrMAFK30Yfw/planonacional. 6391. pdf>. Acesso em: 10 dez. 2010. 

BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Ministério da Educação e Cultura: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Nerea/arquivos jul. 2010. Disponível em:

<http://www.diaadia.pr.gov.br/nerea/arquivos/File/Estatuto_da_Igualdade.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2010. 

____________. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Disponível em:

<http://www.mp.pe.gov.br/uploads/bGGikz17byQwrMAFK30Yfw/planonacional. 6391. pdf>. Acesso em: 05 set. 2010. 

DOMINGUES, P. Ações Afirmativas para Negros no Brasil: o início de uma reparação histórica. Revista Brasileira de Educação, ago. 2005, n.29, p.164-176. 

OLIVEIRA, O. V. de e MIRANDA, C.. Multiculturalismo Crítico, Relações Raciais e Política Curricular: a questão do hibridismo na Escola Sarã. Revista Brasileira de Educação, abr. 2004, n. 25, p. 67-81. 

ORTIZ, R. A Moderna Tradição Brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. 

VALENTE, A. L. Ação Afirmativa, Relações Raciais e Educação Básica. Revista Brasileira de Educação, abr. 2005, n.28, p.62-76. 

VEIGA, C. G.. Escola Pública para os Negros e os Pobres no Brasil: uma invenção imperial. Revista Brasileira Educação, dez. 2008, v.13, n.39, p.502-516.

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