sábado, 4 de novembro de 2017

Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (OPTATIVA) - Avaliação (2017/2)

  • Pergunta 1

    1 em 1 pontos
    Correta
    Leia atentamente a letra da música O Mestre-Sala dos Mares, de Aldir Blanc e João Bosco, conhecida na interpretação de Elis Regina:

    Há muito tempo nas águas da Guanabara
    O dragão do mar reapareceu
    Na figura de um bravo feiticeiro
    A quem a história não esqueceu
    Conhecido como o navegante negro
    Tinha a dignidade de um mestre-sala
    E ao acenar pelo mar na alegria das regatas
    Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
    Jovens polacas e por batalhões de mulatas

    Rubras cascatas
    Jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas
    Inundando o coração do pessoal do porão
    Que, a exemplo do feiticeiro, gritava então

    Glória aos piratas
    Às mulatas, às sereias
    Glória à farofa
    à cachaça, às baleias
    Glória a todas as lutas inglórias
    Que através da nossa história não esquecemos jamais

    Salve o navegante negro
    Que tem por monumento as pedras pisadas do cais
    Mas salve
    Salve o navegante negro
    Que tem por monumento as pedras pisadas do cais
    Mas faz muito tempo

    Um professor que queira utilizar essa letra para trabalhar questões étnico-raciais com seus alunos poderá estabelecer as seguintes relações, exceto:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    Ao afirmarem que o negro “foi saudado no porto pelas mocinhas francesas, jovens polacas e por batalhões de mulatas”, os compositores explicitam o contexto festivo e glorioso em que se deu a chegada dos negros às terras brasileiras, então colônia de Portugal.
    Respostas:
    Corretaa.

    Ao afirmarem que o negro “foi saudado no porto pelas mocinhas francesas, jovens polacas e por batalhões de mulatas”, os compositores explicitam o contexto festivo e glorioso em que se deu a chegada dos negros às terras brasileiras, então colônia de Portugal.
    b.

    As “rubras cascatas” podem ser interpretadas como o sangue dos negros escravizados derramado nas praças públicas e pelourinhos, onde eram castigados a chibatadas.
    c.

    Na última estrofe, as “pedras pisadas do cais” tomadas como único monumento dos negros, mostram a sistemática ausência da história e da cultura africanas na construção de nossos símbolos nacionais e monumentos históricos.
    d.

    Nos versos “Glória aos piratas, às mulatas, às sereias; Glória à farofa, à cachaça, às baleias”, a palavra “glória” representa a valorização e o resgate dos valores e da cultura dos afrodescendentes no Brasil, historicamente esquecidos pelos livros, estudiosos e professores.
    e.

    A reivindicação na canção de “Glória a todas as lutas inglórias” retrata a importância de contarmos às nossas crianças e jovens as lutas dos afrodescendentes no Brasil na resistência à condição de escravizados.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: a
    Comentário da alternativa correta: A abordagem positiva ou festiva ao fenômeno do tráfico negreiro é um equívoco do ponto de vista histórico. Trata-se, ao contrário, de um episódio de extrema violência e desumanização desses grupamentos vindos do continente africano, por parte dos portugueses colonizadores. Nas demais alternativas, as interpretações sugeridas são condizentes com nossos estudos históricos e poderiam ser desenvolvidas pelo professor nesta atividade.
  • Pergunta 2

    1 em 1 pontos
    Correta
    Na unidade I estudamos um conceito muito importante para a compreensão das relações étnico-raciais: o conceito de etnia, que diz respeito, fundamentalmente:

    Assinale a resposta correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    A critérios de identificação pelos quais se reconhecem grupos humanos, com base em alguns atributos compartilhados.
    Respostas:
    Corretaa. 

    A critérios de identificação pelos quais se reconhecem grupos humanos, com base em alguns atributos compartilhados.
    b. 

    A alguns fatores biológicos pelos quais os homens se distinguem uns dos outros, como a cor da pele ou traços fisionômicos.
    c. 

    Aos valores culturais de alguns grupos sociais que os cientistas sociais classificam e julgam superiores aos de outros grupos.
    d. 

    A critérios científicos e objetivos, a partir dos quais se pode justificar com mais rigor a reivindicação de superioridade cultural.
    e. 

    Às variações genéticas que vêm caracterizando, ao longo da História, os mais diferentes  agrupamentos humanos.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: a
    Comentário da alternativa correta: Conforme estudamos no primeiro capítulo de nossa disciplina, o conceito de Etnia implica posicionamento, pertencimento, opção, escolha, autodenominação do sujeito àquele grupo étnico. Assim, não deve ser relacionado a aspectos biológicos ou objetivos, tampouco conceber os grupos humanos como hierarquicamente organizados.
  • Pergunta 3

    1 em 1 pontos
    Correta
    As afirmações a seguir mostram alguma relação com uma compreensão adequada a respeito do conceito de cultura, exceto:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Essência ou substância de um determinado povo ou localidade.
    Respostas:
    a. 

    Movimento incessante de diálogo e inter-relação entre os sujeitos.
    Corretab. 

    Essência ou substância de um determinado povo ou localidade.
    c. 

    Momentos dinâmicos que convidam os sujeitos a fazerem novas escolhas e redefinirem suas identidades diante de fatos cotidianos.
    d. 

    Universo simbólico que perpassa o imaginário e as visões de mundo dos indivíduos.
    e.

    Diversidade que garante que a moeda de jogo da construção das identidades, ou seja, as nossas noções de igualdade e diferença, possa ser valorizada, codificada, trocada e ressignificada nesse complexo processo que é a formação do sujeito autônomo.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: b
    Comentário da alternativa correta: A perspectiva adotada nas Ciências Sociais rejeita a perspectiva essencialidade ou substancialista de cultura, mas procura compreendê-la enquanto processos dinâmicos, simbólicos, seletivos e diversificados.
  • Pergunta 4

    1 em 1 pontos
    Correta
    A respeito das imagens e representações do negro no Brasil, avalie as afirmações a seguir:
    I - Os estereótipos foram lentamente sendo construídos por meio de uma ideologia que procurava reforçar a ideia de que o país precisava passar necessariamente por um processo de branqueamento.
    II - A permanência dos estereótipos raciais foi amplamente reforçada pela literatura, que consolidou no inconsciente racial coletivo brasileiro a naturalidade de algumas atitudes, piadas e ditos populares de cunho preconceituosos.
    III - Os estereótipos a respeito do negro na escola são alimentados por atitudes cotidianas, tanto por parte dos alunos quanto dos professores, funcionários, diretores e todos os envolvidos no processo escolar, independentemente de serem brancos ou negros.
    IV - A internalização da ideologia do branqueamento provoca uma naturalidade na produção e recepção de imagens estereotipadas e padrões de beleza dominantes, além de uma aceitação passiva e concordância de que esses atores realmente não merecem fazer parte da representação do padrão ideal de beleza do país.

    Assinale a alternativa que apresenta o número de afirmações verdadeiras:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    4.
    Respostas:
    a. 

    0.
    b. 

    1.
    c. 

    2.
    d. 

    3.
    Corretae. 

    4.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: e
    Comentário da alternativa correta: Todas as afirmações são verdadeiras. Os estereótipos que colocam os negros em posições desprivilegiadas no âmbito social, cultura, etc., são constantemente reforçados pela mídia, pela literatura, pela prática educativa no interior das escolas e pelas próprias relações sociais vivenciadas cotidianamente por brancos e negros.
  • Pergunta 5

    1 em 1 pontos
    Correta
    (adaptação de concurso CEPERJ – 2008): As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental destacam que é preciso reverter o quadro de discriminação e exclusão existente no interior das escolas, perpetrado pelo racismo, sexismo e preconceitos originados por situações socioeconômicas, regionais, culturais e étnicas.
    É possível também encontrar relações entre tais Diretrizes e as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, diversas vezes citadas e discutidas em nossos estudos. Sendo assim, uma escola que pretenda cumprir tais determinações legais, em busca da promoção da igualdade no ambiente escolar, deve, ao definir suas propostas pedagógicas, explicitar, dentre outros aspectos:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    O reconhecimento da identidade pessoal de alunos e professores.
    Respostas:
    Corretaa. 

    O reconhecimento da identidade pessoal de alunos e professores.
    b. 

    Um código de conduta para toda a comunidade escolar.
    c. 

    Estratégias traçadas para minimizar as dificuldades econômicas da comunidade.
    d. 

    Medidas disciplinares severas visando a garantir o respeito a toda a comunidade escolar.
    e. 

    Os limites precisos da atuação de cada profissional que atua na escola.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: a
    Comentário da alternativa correta: A escola é o reflexo das relações sociais vigentes na sociedade em geral, portanto, não é na escola onde nascem os preconceitos, mas se manifestam nesse ambiente também. Uma educação anti-racista precisa garantir, além do discurso, práticas que promovam a igualdade étnico-racial no contexto escolar. Isso se realiza no respeito e na garantia das identidades pessoais de alunos e professores, isto é, diante da diversidade humana, cada um deve receber o reconhecimento e o espaço para expressar sua identidade, seja ela qual for.
  • Pergunta 6

    1 em 1 pontos
    Correta
    Estudamos na unidade I que o racismo possui alguns pressupostos, e estes estão explicitados nas alternativas que se seguem, exceto:

    Assinale a resposta correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretae.
    No Brasil, uma pessoa preconceituosa pode expressar publicamente seus pensamentos racistas, pois não existe uma legislação específica a respeito dessa questão.
    Respostas:
    a.

    A doutrina racialista prevê a existência de raças humanas, ordenadas de modo hierarquizado, a partir das diferenças morais, psicológicas, físicas e intelectuais.
    b.

    Uma vez que os seres humanos são colocados num gradiente hierárquico, consequentemente, uns serão considerados superiores aos outros, criando por conseguinte a inferiorização de alguns grupos.
    c. 

    Quando convicções preconceituosas são expressas publicamente, podem ser consideradas como discriminação.
    d.

    O estado de desigualdade social em que se encontra a população negra no Brasil é uma demonstração evidente do racismo ainda vigente em nossa sociedade.
    Corretae.

    No Brasil, uma pessoa preconceituosa pode expressar publicamente seus pensamentos racistas, pois não existe uma legislação específica a respeito dessa questão.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: e
    Comentário da alternativa correta: O racismo pressupõe aspectos como hierarquização, inferiorização, preconceito, discriminação e desigualdade. Entretanto, existe legislação específica no Brasil, que considera qualquer atitude pública, preconceituosa e discriminatória, por motivações racistas como crime inafiançável.
  • Pergunta 7

    1 em 1 pontos
    Correta
    A primeira ilustração é de um livro didático muito antigo, de 1975, enfatizando a figura de uma negra na posição de empregada doméstica. Os dados são recentes, de 2009, e confirmam que a maioria das mulheres negras ocupa cargo de doméstica. Com base nessas informações, reflita a respeito das seguintes afirmações:

    I - Não é possível estabelecer relação entre a ilustração e o gráfico apresentados, pois, no livro didático, trata-se de uma situação fictícia, e no gráfico doIBGE, os dados são levantados a partir da realidade.
    II - Professores e professores devem estar atentos para os estereótipos presentes nos livros didáticos, uma vez que suas ilustrações podem expressar, induzir ou reforçar preconceitos raciais.
    III - Tanto a ilustração quanto o gráfico indicam que são as mulheres negras quem continuam a desempenhar, em sua maioria, as tarefas domésticas no Brasil, como uma espécie de "continuidade" da condição das escravas negras do Brasil colonial.
    IV - Em todas as regiões do Brasil, as mulheres negras continuam a desempenhar as funções domésticas nos lares brasileiros, ou seja, o número de mulheres negras ocupando cargo de empregada doméstica é sempre superior à média em cada região.
    V - No Brasil, vivemos uma democracia racial, visto sermos um país mestiço, onde as diferentes raças e etnias convivem e misturam-se de maneira harmoniosa.

    Assinale apenas as afirmações corretas:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    II, III e IV.
    Respostas:
    a. 

    I, III, IV e V.
    b. 

    II, IV e V.
    Corretac. 

    II, III e IV.
    d. 

    I, II e IV.
    e. 

    II, III, IV e V.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: c
    Comentário da alternativa correta: A afirmação I está incorreta, pois as ilustrações dos livros didáticos, apesar de fictícias, refletem os estereótipos presentes na sociedade que colocam os negros em condições sociais e econômicas desfavoráveis em relação aos brancos. A afirmação V não é verdadeira, tendo em vista que no Brasil vivemos o mito da democracia racial, uma ideologia que procura esconder a real situação de desigualdades entre brancos e negros, através de explicações que enfatizam uma suposta convivência harmoniosa entre as raças.
  • Pergunta 8

    1 em 1 pontos
    Correta
    (concurso FFC – 2011):Leia o texto em seguida. 
    Há muito tempo o Rio de Janeiro não recebia notícias tão boas de seu passado. É provável que uma equipe de arqueólogos do Museu Nacional tenha encontrado, nas escavações da zona portuária, as lajes de pedra do cais do Valongo. Entre 1758 e 1851, por aquelas pedras passaram pelo menos 600 mil escravos trazidos d'África. Metade deles tinham entre 10 e 19 anos.
    Devolvido à superfície, o cais do Valongo trará ao século 21 o maior porto de chegada de escravos do mundo. Se ele foi soterrado e esquecido, isso se deveu à astuta amnésia que expulsa o negro da história do Brasil. A própria construção do cais teve o propósito de tirar do coração da cidade o mercado de escravos.
    A região da Gamboa tornou-se um mercado de gente, mas as melhores descrições do que lá acontecia saíram todas da pena de viajantes estrangeiros. Os negros ficavam expostos no térreo de sobrados da rua do Valongo (atual Camerino). Em 1817, contaram-se 50 salas onde ficavam 2.000 negros (peças, no idioma da época). Os milhares de africanos que morreram por conta da viagem ou de padecimentos posteriores foram jogados numa área que se denominou Cemitério dos Pretos Novos.
    (Adaptado de Elio Gaspari, FSP, 09/03/2011)

    Ao referir-se à “astuta amnésia que expulsa o negro da história do Brasil” (2.º parágrafo), o autor:

    Assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    Critica o deliberado esquecimento, por parte da historiografia brasileira, de tudo o que se vincula à presença do negro em nosso passado.
    Respostas:
    Corretaa.

    Critica o deliberado esquecimento, por parte da historiografia brasileira, de tudo o que se vincula à presença do negro em nosso passado.
    b. 

    Lamenta a falta de memória dos próprios negros em relação ao papel fundamental que os escravos desempenharam na história do Brasil.
    c. 

    Alude à retirada dos escravos por intermédio do cais do Valongo, que foram então enviados do Brasil para diversos lugares no mundo todo.
    d.

    Demonstra empatia para com os historiadores que, diante do horror da escravidão, optaram pelo apagamento de tudo o que é relacionado à história do negro no Brasil.
    e. 

    Constata que, em nossa historiografia, o ponto de vista dos afrodescendentes tem prevalecido sobre o daqueles que têm origem europeia.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: a
    Comentário da alternativa correta: Conforme estudamos em nossa disciplina, é possível enxergar a História da África e suas implicações para a História do Brasil de maneira bastante diferente daquela utilizada em nossos bancos escolares. Assim, a apropriação que fazemos de cada fato histórico recontextualizado segundo a perspectiva das africanidades brasileiras, abrirá possibilidades e potencialidades na ação/relação educativa, capazes de refazer nossas raízes autoritárias e racistas e promover, por fim, uma realidade de igualdade entre todos e todas. As descobertas arqueológicas publicadas trazem essa rica contribuição.
  • Pergunta 9

    1 em 1 pontos
    Correta
    Segundo nossos estudos, os significados de racismo cobertos pela legislação brasileira atual podem ser apresentados nas afirmações abaixo, exceto:
    Marque a resposta correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    As ações de preconceito ou discriminação raciais praticadas no âmbito privado.
    Respostas:
    Corretaa. 

    As ações de preconceito ou discriminação raciais praticadas no âmbito privado.
    b. 

    O preconceito racial, expresso verbalmente por meio de ofensas pessoais.
    c. 

    A discriminação racial, ou seja, o tratamento desigual de pessoas, nos mais diversos âmbitos da vida social.
    d. 

    Qualquer atitude que traga restrição ao amplo e líquido direito constitucional e legal à isonomia de tratamento.
    e. 

    A expressão doutrinária do racismo ou a incitação pública do preconceito.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: a
    Comentário da alternativa correta: Um aspecto que ainda nos incomoda na legislação anti-racista atual, é o fato de que toda forma de racismo manifesto publicamente merece, nos termos da lei, a devida punição; entretanto, as ações de racismo praticadas no âmbito privado não podem ser enquadradas na lei vigente. Isso nos leva mais uma vez à reflexão acerca da necessidade de ações educativas na transformação das relações étnico-raciais no Brasil.
  • Pergunta 10

    1 em 1 pontos
    Correta
    (adaptada de concurso TJ-SC – 2010): Sobre a escravidão no Brasil, leia as afirmativas em seguida: 
    I - Na metade do século XVI, chegaram ao Brasil as primeiras levas de escravos numericamente significativas.
    II - Os quilombos eram refúgios, geralmente em lugares de difícil acesso, onde os escravos fugidos formavam núcleos de povoação. Palmares, o mais conhecido deles, ficava na Serra da Barriga, no atual Estado do Alagoas. Dentre seus líderes, destaca-se Zumbi.
    III - A Lei que estabelecia que, a partir de 1888, todos os negros seriam considerados livres foi a Visconde do Rio Branco. 

    Assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Apenas as afirmativas I e II são corretas.
    Respostas:
    a. 

    Todas as afirmativas são corretas.
    b. 

    Apenas as afirmativas II e III são corretas.
    c. 

    Apenas as afirmativas I e III são corretas.
    d. 

    Apenas a afirmativa II é correta.
    Corretae. 

    Apenas as afirmativas I e II são corretas.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: e
    Comentário da alternativa correta: A partir de 1550 começam a chegar no Brasil os primeiros navios negreiros, trazendo uma volumosa população africana para serem submetidos à escravidão na colônia em ascensão. Os quilombos constituíram-se como importantes organizações de resistência dos negros ao regime escravocrata no Brasil. Referente à afirmação III, o nome da lei em referência seria Lei Áurea.
  • Pergunta 11

    1 em 1 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    I e II.
    Respostas:
    a. 

    I, II e III.
    b. 

    I e III.
    c. 

    II e III.
    Corretad. 

    I e II.
    e. 

    Apenas III.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: d
    Comentário da alternativa correta: A afirmação III não é verdadeira, pois segundo o texto da Folha.com, “os genes da cor da pele e dos cabelos são muito poucos, parte desprezível da herança genética, embora seu efeito seja muito visível”. Logo, a pesquisa confirma as teses sobre a não existência de raças humanas, apesar das diferentes origens de cada pessoa.


  • Pergunta 12

    1 em 1 pontos
    Correta
    Leia o texto em seguida, das autoras Lima e Veronese (2009): 
    “A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, é representativa do avanço nos direitos e liberdades individuais do ser humano e no reconhecimento do princípio da dignidade da pessoa humana, reconhecendo que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos independente de sua raça ou cor (art. 1º e 2º).”

    Estudamos, na disciplina de Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência, que vários instrumentos normativos internacionais foram decisivos para os avanços na legislação antirracista brasileira. As alternativas em seguida trazem alguns desses instrumentos internacionais, exceto:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990.
    Respostas:
    a. 

    Declaração de Genebra de 1924.
    b. 

    Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948.
    c. 

    Declaração dos Direitos da Criança de 1959 (ONU).
    Corretad. 

    Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990.
    e. 

    Convenção Internacional dos Direitos da Criança de 1989 (ONU).




  • Pergunta 13

    1 em 1 pontos
    Correta
    Leia o texto em seguida, das autoras Lima e Veronese (2009): 
    “A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, é representativa do avanço nos direitos e liberdades individuais do ser humano e no reconhecimento do princípio da dignidade da pessoa humana, reconhecendo que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos independente de sua raça ou cor (art. 1º e 2º).”

    Estudamos, na disciplina de Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência, que vários instrumentos normativos internacionais foram decisivos para os avanços na legislação antirracista brasileira. As alternativas em seguida trazem alguns desses instrumentos internacionais, exceto:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990.
    Respostas:
    a. 

    Declaração de Genebra de 1924.
    b. 

    Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948.
    c. 

    Declaração dos Direitos da Criança de 1959 (ONU).
    Corretad. 

    Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990.
    e. 

    Convenção Internacional dos Direitos da Criança de 1989 (ONU).

  • Pergunta 14

    1 em 1 pontos
    Correta
    A respeito da relação entre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, e as populações afrodescendentes, é incorreta a afirmação:
    Identifique-a:
    Resposta Selecionada:
    Corretac.
    O ECA trouxe pouca contribuição à promoção da igualdade racial no Brasil, uma vez que apenas um de seus artigos tratam especificamente sobre a discriminação de raça, cor e origem.
    Respostas:
    a. 

    Pela primeira vez, crianças e adolescentes passam a ser tratados como cidadãos de direitos.
    b.

    A partir da publicação do ECA, as crianças e adolescentes passam a ser protegidos por lei, não podendo sofrer qualquer forma de negligência ou discriminação.
    Corretac.

    O ECA trouxe pouca contribuição à promoção da igualdade racial no Brasil, uma vez que apenas um de seus artigos tratam especificamente sobre a discriminação de raça, cor e origem.
    d.

    Há estreita relação entre a aprovação do ECA e as normativas internacionais, que igualmente se colocam contra toda forma de discriminação fundada na raça, sexo, origem e cor.
    e.

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, pode ser considerada o marco inicial da preocupação com as questões étnico-raciais pelos instrumentos normativos internacionais.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: c
    Comentário da alternativa correta: Apesar de um único artigo do ECA fazer alusão à discriminação, pode-se considerar que após a promulgação da nova Constituição brasileira, em 1988, esta foi a legislação mais importante para crianças e adolescentes no Brasil, e que trouxe reflexos também sobre as políticas de assistência social e educacionais a partir de então.






  • Pergunta 15

    1 em 1 pontos
    Correta
    (concurso FFC – 2011):Leia o texto em seguida. 
    Há muito tempo o Rio de Janeiro não recebia notícias tão boas de seu passado. É provável que uma equipe de arqueólogos do Museu Nacional tenha encontrado, nas escavações da zona portuária, as lajes de pedra do cais do Valongo. Entre 1758 e 1851, por aquelas pedras passaram pelo menos 600 mil escravos trazidos d'África. Metade deles tinham entre 10 e 19 anos.
    Devolvido à superfície, o cais do Valongo trará ao século 21 o maior porto de chegada de escravos do mundo. Se ele foi soterrado e esquecido, isso se deveu à astuta amnésia que expulsa o negro da história do Brasil. A própria construção do cais teve o propósito de tirar do coração da cidade o mercado de escravos.
    A região da Gamboa tornou-se um mercado de gente, mas as melhores descrições do que lá acontecia saíram todas da pena de viajantes estrangeiros. Os negros ficavam expostos no térreo de sobrados da rua do Valongo (atual Camerino). Em 1817, contaram-se 50 salas onde ficavam 2.000 negros (peças, no idioma da época). Os milhares de africanos que morreram por conta da viagem ou de padecimentos posteriores foram jogados numa área que se denominou Cemitério dos Pretos Novos.
    (Adaptado de Elio Gaspari, FSP, 09/03/2011)

    Ao referir-se à “astuta amnésia que expulsa o negro da história do Brasil” (2.º parágrafo), o autor:

    Assinale a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    Critica o deliberado esquecimento, por parte da historiografia brasileira, de tudo o que se vincula à presença do negro em nosso passado.
    Respostas:
    Corretaa.

    Critica o deliberado esquecimento, por parte da historiografia brasileira, de tudo o que se vincula à presença do negro em nosso passado.
    b. 

    Lamenta a falta de memória dos próprios negros em relação ao papel fundamental que os escravos desempenharam na história do Brasil.
    c. 

    Alude à retirada dos escravos por intermédio do cais do Valongo, que foram então enviados do Brasil para diversos lugares no mundo todo.
    d.

    Demonstra empatia para com os historiadores que, diante do horror da escravidão, optaram pelo apagamento de tudo o que é relacionado à história do negro no Brasil.
    e. 

    Constata que, em nossa historiografia, o ponto de vista dos afrodescendentes tem prevalecido sobre o daqueles que têm origem europeia.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: a
    Comentário da alternativa correta: Conforme estudamos em nossa disciplina, é possível enxergar a História da África e suas implicações para a História do Brasil de maneira bastante diferente daquela utilizada em nossos bancos escolares. Assim, a apropriação que fazemos de cada fato histórico recontextualizado segundo a perspectiva das africanidades brasileiras, abrirá possibilidades e potencialidades na ação/relação educativa, capazes de refazer nossas raízes autoritárias e racistas e promover, por fim, uma realidade de igualdade entre todos e todas. As descobertas arqueológicas publicadas trazem essa rica contribuição.
  • Pergunta 16

    1 em 1 pontos
    Correta
    (concurso FCC – 2009):Nos termos da Lei, a prática do racismo constitui crime:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.
    Respostas:
    a. 

    Afiançável e prescritível, sujeito à pena de detenção.
    b. 

    Inafiançável e prescritível, sujeito à pena de reclusão.
    Corretac. 

    Inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.
    d. 

    Afiançável e imprescritível, sujeito à pena de detenção.
    e. 

    Afiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: c
    Comentário da alternativa correta: Na nossa Constituição de 1988, a prática de racismo passa a
    ser considerada crime, segundo o seguinte artigo transcrito na íntegra: “Art 5º., XLII – A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da lei.”
  • Pergunta 17

    1 em 1 pontos
    Correta
    Segundo nossos estudos, os significados de racismo cobertos pela legislação brasileira atual podem ser apresentados nas afirmações abaixo, exceto:
    Marque a resposta correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    As ações de preconceito ou discriminação raciais praticadas no âmbito privado.
    Respostas:
    Corretaa. 

    As ações de preconceito ou discriminação raciais praticadas no âmbito privado.
    b. 

    O preconceito racial, expresso verbalmente por meio de ofensas pessoais.
    c. 

    A discriminação racial, ou seja, o tratamento desigual de pessoas, nos mais diversos âmbitos da vida social.
    d. 

    Qualquer atitude que traga restrição ao amplo e líquido direito constitucional e legal à isonomia de tratamento.
    e. 

    A expressão doutrinária do racismo ou a incitação pública do preconceito.
    Feedback da resposta:
    Gabarito da alternativa correta: a
    Comentário da alternativa correta: Um aspecto que ainda nos incomoda na legislação anti-racista atual, é o fato de que toda forma de racismo manifesto publicamente merece, nos termos da lei, a devida punição; entretanto, as ações de racismo praticadas no âmbito privado não podem ser enquadradas na lei vigente. Isso nos leva mais uma vez à reflexão acerca da necessidade de ações educativas na transformação das relações étnico-raciais no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário