quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Atividades de Laboratório - Imunologia e Parasitologia - Laboratorio I

Atividade em Laboratório 1: Imunologia e Parasitologia - Testes de aglutinação

Descrição dos procedimentos:

Foram tomadas todas as medidas de segurança para permanência em laboratório     nível de Biossegurança 1 que é adequado ao trabalho que envolva agentes bem caracterizados e conhecidos por não provocarem doença em seres humanos sadios e que possuam mínimo risco ao pessoal do laboratório e ao meio ambiente. O laboratório não está separado das demais dependências da edificação. O trabalho é conduzido, em geral, em bancada, com adoção das boas práticas laboratoriais (BPL). Equipamentos específicos de proteção ou características especiais de construção não são geralmente usados ou exigidos.

Material utilizado:

·         Lâminas de vidro,
·         Álcool 70º e agulhas de insulina descartáveis
·         Vareta misturadora,
·         Algodão e caneta para identificação das lâminas,
·         Reagente Anti-A,
·         Reagente Anti-B,
·         Reagente Anti-Rh

Metodologia:

·         Higienização  lavando as mãos com água e sabão e em seguida do dedo que se retirará o sangue, com algodão e álcool.
·         Punção ou perfuração da pele com uma agulha ou estilete.
·         Instilar, em uma lâmina de vidro, três gotas de sangue e em seguida instilar uma gota de cada reagente em cada gota de sangue e identificar.
·         Homogeneizar uniformemente o reagente e o sangue usando a vareta misturadora sobre uma área de 2,5cm de diâmetro.
·         Com leves movimentos de rotação e de inclinação da lâmina verificar a formação ou não de aglutinação dentro de 1 minuto.
·         A reação se inicia em segundos com a  presença de antígeno A.

Conclusão:

     Em conclusão, esta atividade correu como esperado, ou seja, conseguiu-se realizar o teste de aglutinação sanguínea e interpretar seus resultados.

Conhecimentos adquiridos:

            O teste de aglutinação sanguínea é realizado para que possa ser detectado o tipo de sangue de um indivíduo. Existem algumas formas para esse procedimento contudo é realizado fundamentalmente para que o indivíduo saiba o seu tipo sanguíneo e que não ocorra posteriormente nenhum tipo de reação transfusional, uma vez que cada tipo sanguíneo deve receber caso haja necessidade o mesmo tipo sanguíneo.
            Essa tipagem foi feita pela primeira vez por volta de 1900 onde se estabeleceu um padrão que ficou conhecido como sistema ABO. Esse sistema padroniza que existem quatro tipos sanguíneos: o sangue tipo A, tipo B, tipo AB e o sangue tipo O. Cada tipo sanguíneo apresenta portanto um antígeno, por exemplo o sangue tipo A  apresenta o antígeno A, quando utilizado então anticorpo A existe uma reação de aglutinação. O que torna então positivo esse teste para o sangue A.
            Muitos anos depois, por volta de 1940, realizando um teste com macacos Rhesus,foi então feita pela primeira vez a padronização do tipo RH. Nessa padronização existe agora um outro tipo de tipagem sanguínea que é dita como positiva ou negativa. É bem verdade que existem vários subgrupos de tipagem sanguínea, e que entre espécies existe uma variação inclusive quanto ao número de tipagens sanguíneas. É sabido que em humanos existem muito mais sorotipagens sanguíneas além do sistema ABO Rh. E entre outras espécies animais, inclusive existem muitos outros tipos sanguíneos. Nesta atividade foi determinado apenas a metodologia ABO e Rh.
            Para tanto utilizaram-se dois tipos de reagentes: um reagente anti A, um reagente anti B e um reagente para o fator Rh. A coleta foi feita no momento da atividade para que o sangue estivesse fresco e cada reagente foi retirado da geladeira antes da atividade para que eles alcançassem a temperatura ambiente. Utilizaram-se  lâminas de vidro que estavam previamente identificadas com o nome do grupo ou ainda com o tipo que será instilado, o tipo A e tipo B e ainda varetas para misturar nesse momento nós iremos coletar o sangue do indivíduo Lembrando que as mãos
            Houve reação de aglutinação para o anti A mas não para o anti B  portanto esse sangue  é positivo para o antígeno A e negativo para o antígeno B. Concluímos portanto que  havendo  reação  o sangue  é do tipo A.  Realizado o teste para saber o tipo de Rh se é positivo ou negativo, utilizando o reagente Rh, significa que é positivo se aglutina e se não aglutina é negativo. Portanto esse sangue é Rh positivo, já que houve aglutinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário