Ficha técnica: Erin Brockovich, Drama, EUA, 2000, 145 min, COR, Steven Soderbergh.
Sinopse do filme: Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.
Baseado em uma história verídica, o filme conta a trajetória de Erin Brockovich que, após conseguir um emprego numa firma de advogados, começa a investigar um caso que confronta uma poderosa empresa a Pacific Gás & Eletric Company, PG&E - Gás e Electricidade do Pacífico. O cromo-6 (usado para tirar ferrugem das máquinas) foi utilizado por essa empresa e liberado nos rios da região em grandes quantidades, durante anos, causando contaminação dos lençóis freáticos, ocasionando crimes ambientais. Essa contaminação seria, também, a causa de várias doenças produzidas na população da localidade, inclusive cânceres. Este filme aborda a situação das famílias que sofreram com a contaminação, permitindo suscitar uma discussão sobre as consequências que os resíduos liberados ilegalmente na natureza podem acarretar na vida dos seres vivos, o conceito de substâncias inorgânicas, propriedades do mineral cromo, hereditariedade, fisiologia humana, crescimento descontrolado de células, contaminação da água, estação de tratamento de água. A presença do mineral cromo hexavalente no organismo humano pode ser bastante nociva, ocasionando doenças graves como diversos tipos de cânceres, falência de órgãos como fígado e coração, podendo levar à morte. O acordo a que os advogados chegaram foi a maior indenização já paga num litígio direto na história dos Estados.
Palavras-chave: Saúde, aborto, câncer, meio ambiente, crime ambiental, lençol freático, água contaminada, níveis de toxicidade, sangramentos nasais, cefaleias, danos em órgãos, fígado, coração, reprodução, ossos, cancerígeno, hereditário, inibidor de ferrugem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário