1- A respeito do processo de evolução, é correto afirmar que:
a. A reprodução assexuada não apresenta variabilidade genética.
b. A existência de órgãos análogos em duas espécies é considerada evidência de evolução convergente.
c. A seleção natural, na teoria darwinista, é a causa da variabilidade genética.
d. O uso ou desuso de um órgão, na teoria lamarckista, provoca mutações genéticas.
e. Órgãos homólogos são aqueles que apresentam a mesma função, mas origens diferentes.
Feedback da resposta: Resposta: B
Comentário: Estruturas análogas podem ser condições morfológicas que apresentam mesma funcionalidade, porém, com diferenças na anatomia e na origem das estruturas.
2- As Teorias da Evolução enunciam o surgimento da vida na Terra como um processo de
evolução continuo e lento, que depende de mutações gênicas e/ou processos internos de
adaptações do organismo ao ambiente, conduzidos por herança genômica. A partir desta
afirmação, preencha o espaço em branco das sentenças abaixo, utilizando L (de Lamarck) e N (de Neodarwinismo) para tornar a sequência correta, considerando a relação entre a teoria e seus defensores:
( ) 1. Herança dos caracteres adquiridos.
( ) 2. A sobrevivência dos mais aptos está relacionada com a seleção natural.
( ) 3. As aquisições ou perdas de características são causadas pelo ambiente e, a partir daí, pelo uso ou desuso, e conservadas pela reprodução.
( ) 4. Mutações que ocorrem nos genes e nas novas disposições nos cromossomos resultam em alterações no conjunto de genes (características), transmitidas às gerações de forma sucessiva e que favoreçam a evolução da espécie.
Agora, marque a alternativa correta:
a. LNLN.
b. NLLN.
c. LNNL.
d. NNLL.
e. NLNL.
Feedback da resposta: Resposta: A
Comentário: As afirmações 1 e 3 são referentes às teorias propostas por Lamarck e as afirmações 2 e 4 são referentes às teorias do Neodarwinismo.
3- Assim como o arsênico, o cianureto é um tipo de substância que atua impedindo a síntese de ATP. No entanto, enquanto o primeiro é um composto que pode ser encontrado em rochas, o segundo é produzido por algumas plantas, como por exemplo, a mandioca-brava. Assinale a alternativa que explica, segundo a teoria evolutiva darwiniana, a presença de cianureto em plantas:4
a. Excesso de herbivoria sobre certas plantas direcionam as mutações para que surjam substâncias protetoras como o cianureto.
b. Nos ambientes onde existe a mandioca-brava, ocorrem mais mutações que nos outros ambientes, causando a produção de cianureto.
c. Indivíduos capazes de produzir e armazenar cianureto sofrem menos com a ação de predadores e deixam maior número de descendentes férteis.
d. Em locais onde há muita herbivoria, as plantas adquirem, durante a vida, a capacidade de se defender e transferem-na para os descendentes.
e. As plantas com menos cianureto, provavelmente, são mais predadas e, portanto, deixam descendentes em maior número.
Feedback da resposta: Resposta: C
Comentário: A capacidade de armazenamento de cianureto, provavelmente, foi passada ao longo das gerações e garantiu a sobrevivência e reprodução dos organismos mais aptos e resistentes à herbivoria.
4- De acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria:
a. Os indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes.
b. Ocorre seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso frequente.
c. A seleção natural apenas elimina aqueles indivíduos que sofrem mutação.
d. As mutações são dirigidas para genes específicos que proporcionam maior vantagem aos seus portadores.
e. As mutações dirigidas são seguidas da seleção aleatória das mais adaptativas.
Feedback da resposta: Resposta: A
Comentário: A teoria moderna da evolução propõe que ocorra a seleção natural dos mais aptos, que transmitem suas características aos descendentes, por meio da reprodução.
5- Em uma farmácia, ocorreu o seguinte diálogo a respeito do uso de antibióticos:
Rick disse: ─ O uso contínuo de antibióticos induz as bactérias a alterarem sua biologia para criarem resistência a esses fármacos.
Alex retrucou: ─ As bactérias resistentes já existem, os antibióticos apenas eliminam as sensíveis.
Através das afirmações feitas por Rick e Alex, é possível identificar ideias relacionadas respectivamente ao:
a. Fixismo e ao darwinismo.
b. Lamarckismo e ao neodarwinismo.
c. Mendelismo e à seleção natural.
d. Lamarckismo e ao darwinismo.
e. Neodarwinismo e à seleção natural.
Feedback da resposta: Resposta: D
Comentário: Rick afirma que as bactérias adquirem resistência aos antibióticos, um pensamento que tem como base a lei do uso e desuso proposta por Lamarck. Já Alex afirma que o antibiótico age como um agente que elimina as bactérias menos aptas, deixando apenas as resistentes ao antibiótico, ideia compartilhada com a teoria da seleção natural proposta por Darwin.
6- Leia o texto abaixo para responder a questão:
Um novo estudo afirma que pessoas com problemas na coluna lombar podem tê-los “herdados” de um defeito ocorrido ao longo do processo de evolução. Segundo cientistas, essas pessoas teriam uma coluna em formato mais parecido com a de chimpanzés, o mais próximo ancestral humano. Um “nó” nos discos da coluna deixa o alinhamento das vértebras mais parecido com o dos animais do que com as vértebras normais de humanos. Os cientistas acreditam que uma lesão tivesse feito com que a coluna evoluísse de forma diferente em pessoas, conforme o ser humano evoluía para caminhar sobre duas pernas.
Com relação à pesquisa apresentada acima, assinale a alternativa incorreta:
Fonte: BBC, 27/04/2015. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015
a. De acordo com o Neodarwinismo, a seleção natural é apenas um dos mecanismos evolutivos conhecidos. Seleção sexual, derivação genética, mutação, recombinação e fluxo genético são os outros, que podem agir de forma a reduzir ou aumentar a variação genética.
b. A seleção natural, proposta por Charles Darwin, afirma que a evolução enuncia que indivíduos que possuem características específicas, obtidas através de mutações e recombinações, e que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente, têm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes.
c. Uma definição para a evolução seria o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo, inclusive, provocar o surgimento de novas espécies, fenômeno denominado de especiação.
d. A evolução como teoria reúne uma série de evidências e provas que comprovam o mecanismo evolucionista, por exemplo, fósseis, analogias, homologias, além de evidências bioquímicas e embriológicas.
e. As mutações são fenômenos de origem molecular consideradas a chave da evolução, pois causam alterações no DNA que, sendo favoráveis aos indivíduos, são passadas aos seus descendentes.
Feedback da resposta: Resposta: B
Comentário: A teoria proposta por Charles Darwin sobre a seleção natural aponta que as condições ambientais são as responsáveis por selecionar os organismos mais aptos a sobreviver e reproduzir, levando em conta a aptidão evolutiva, que seria a habilidade de indivíduos de uma determinada população sobreviverem e se reproduzirem.
7- O texto abaixo descreve um experimento com a mariposa Biston betularia, realizado na Inglaterra, em 1950, por um pesquisador chamado Kettlewell.
Em um bosque poluído por fuligem, foram soltas 630 mariposas, das quais 137 eram claras e 493 escuras. Todas elas haviam sido marcadas por uma pequena mancha de tinta. Após algumas horas, o pesquisador procedeu a uma recaptura, com a ajuda de uma lâmpada ultravioleta, que atraía as mariposas para uma armadilha. Conseguiu recapturar 131 escuras e 18 claras. Esse experimento visou demonstrar:
a. O processo evolutivo segundo Lamarck e Darwin.
b. A seleção natural, base da teoria evolucionista de Darwin.
c. A lei do uso e desuso, base da teoria proposta por Lamarck.
d. Ocorrência da mutação, base da teoria sintética da evolução.
e. O neodarwinismo, baseado na mutação e na seleção natural.
Feedback da resposta:
Resposta: B
Comentário: Esse é um caso similar ao que ocorreu devido ao melanismo industrial, nesse caso, as mariposas escuras foram melhor evidenciadas pela luz ultravioleta, facilitando sua captura, em comparação com as mariposas claras que conseguiram se camuflar com maior eficiência no ambiente.
8- O uso indiscriminado e abusivo de agrotóxicos, como os herbicidas, pode acarretar a necessidade da utilização de concentrações cada vez mais frequentes e maiores de substâncias presentes nesses produtos, para obter os efeitos esperados. Depois de um longo período de tempo, esse agrotóxico não surtirá mais os efeitos desejados, ou seja, exterminar as ervas daninhas, que competem pelos nutrientes do solo em plantações de soja. Acerca da explicação para esse fenômeno, assinale a alternativa correta:
a. As ervas daninhas se acostumaram e se adaptaram ao agrotóxico.
b. As ervas daninhas submetidas ao agrotóxico tornaram-se dependentes da substância.
c. As ervas daninhas resistentes foram selecionadas pelo uso do agrotóxico.
d. As pequenas doses do agrotóxico desenvolveram resistência nas ervas daninhas.
e. O agrotóxico modificou as ervas daninhas, induzindo mutações.
Feedback da resposta: Resposta: C
Comentário: De acordo com a teoria da seleção natural proposta por Charles Darwin, os organismos mais aptos são selecionados por pressões ambientais e sobrevivem a condições adversas, como o uso de agrotóxicos, por exemplo.
9- Os resultados de uma pesquisa realizada na USP revelam que a araucária, o pinheiro brasileiro, produz substâncias antioxidantes e fotoprotetoras. Uma das autoras do estudo considera que, possivelmente, essa característica esteja relacionada ao ambiente com intensa radiação UV em que a espécie surgiu há cerca de 200 milhões de anos. Com base na Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar que:
a. Essas substâncias surgiram para evitar que as plantas sofressem a ação danosa da radiação UV.
b. A radiação UV provocou mutações nas folhas da araucária, que passaram a produzir tais substâncias.
c. A radiação UV atuou como fator de seleção, de maneira que plantas sem tais substâncias fossem mais suscetíveis à morte.
d. A exposição constante à radiação UV induziu os indivíduos de araucária a produzirem substâncias de defesa contra tal radiação.
e. A araucária é um exemplo típico da finalidade da evolução, que é a produção de indivíduos mais fortes e adaptados a qualquer ambiente.
Feedback da resposta: Resposta: C
Comentário: De acordo com a teoria da seleção natural proposta por Charles Darwin, os organismos mais aptos são selecionados por pressões ambientais e sobrevivem a condições adversas, como a incidência de radiações UV sobre as plantas.
10- Sapos e rãs são anfíbios, apresentam dependência de ambientes terrestres úmidos ou aquáticos, apresentam na sua pele as glândulas de muco para conservá-la úmida e favorecer trocas gasosas, além de poder exibir glândulas de veneno que eliminam substâncias para combater micro-organismos e afugentar animais predadores. A explicação para essas características nos anfíbios, fornecida pela Teoria da Evolução de Charles Darwin, é apresentada em:
a. A destruição dessas espécies, porque estão mal adaptadas.
b. Lei do uso e desuso.
c. A existência de pulmão atrofiado devido à respiração cutânea.
d. A transmissão de características adquiridas para os descendentes.
e. Seleção de adaptações positivas devido à ação do meio ambiente.
Feedback da resposta: Resposta: E
Comentário: Os anfíbios estão completamente adaptados aos ambientes úmidos e aquáticos devido às suas características morfológicas, fisiológicas e comportamentais que os dá grande aptidão evolutiva para esses tipos de ambientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário