terça-feira, 18 de dezembro de 2018

EVOLUÇÃO - QUESTIONÁRIO II

1- A passagem do modo de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é correto afirmar que:
a. No início da domesticação, a espécie humana descobriu como induzir mutações nas plantas para obter sementes com características desejáveis.
b. A produção de excedentes agrícolas permitiu a paulatina regressão do trabalho, ou seja, a diminuição das intervenções humanas no meio natural com fins produtivos.
c. A grande concentração de plantas cultivadas em um único lugar aumentou a quantidade de alimentos, o que prejudicou o processo de sedentarização das populações.
d. No processo de domesticação, sementes com características desejáveis pelos seres humanos foram escolhidas para serem plantadas, num processo de seleção artificial.
e. A chamada Revolução Neolítica permitiu o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, garantindo a eliminação progressiva de relações sociais escravistas.
Feedback da resposta: Resposta: D
Comentário: A seleção artificial é um processo onde são escolhidas determinadas características de um organismo e essas são favorecidas em processos reprodutivos com o objetivo de passá-las aos descendentes, como, por exemplo é feito com diversas espécies de vegetais consumidos pelo homem e diversas espécies de animais domésticos.

2- As forças evolutivas são processos que levam à alteração das frequências gênicas nas populações. Qual das opções abaixo não constitui uma força evolutiva? 
a. Mutação.
b. Deriva genética.
c. Migração.
d. Recombinação.
e. Seleção natural.
Feedback da resposta: Resposta: D
Comentário: Eventos de recombinação são trocas aleatórias de material genético durante a meiose, ou seja, a troca de genes que acontece entre duas moléculas de ácido nucleico formando novas combinações de genes em um cromossomo. Esse processo é totalmente ao acaso, não possuindo nenhum tipo de força ou fator evolutivo incidente.

3- Certa planta apresenta variabilidade no formato e na espessura das folhas: há indivíduos que possuem folhas largas e carnosas, e outros, folhas largas e finas; existem também indivíduos que têm folhas estreitas e carnosas, e outros com folhas estreitas e finas. Essas características são determinadas geneticamente. As variantes dos genes responsáveis pela variabilidade dessas características da folha originaram-se por:
a. Seleção natural.
b. Recombinação genética.
c. Mutação.
d. Adaptação.
e. Isolamento geográfico.
Feedback da resposta: Resposta: C
Comentário: As mutações ocorridas nas sequências do DNA são base para o surgimento de novos alelos (variabilidade genética) e, consequentemente, novas características que são expressas fenotipicamente, como, por exemplo, as diferentes formas e estruturas foliares.

4- Comportamentos que favorecem a dispersão também promovem, geralmente, a especiação. É correto afirmar que, entre os comportamentos que costumam favorecer a especiação, se inclui:
a. A ocupação de novos nichos.
b. A territorialidade.
c. O cuidado com a prole.
d. O sedentarismo.
e. A procura por alimento.
Feedback da resposta: Resposta: A
Comentário: A ocupação de novos nichos por uma determinada espécie é considerada um forte indício de eventos de dispersão e especiação.

5- Em uma aula sobre Evolução, cujo tema discutido era a mutação gênica, o professor pediu para que os alunos analisassem cinco afirmações. Qual delas está correta?
a. Mutações são alterações que ocorrem na molécula de DNA sempre transmitidas de pais para seus descendentes.
b. Mutações ocorrem devido a uma necessidade de adaptação do indivíduo ao ambiente.
c. Mutações são alterações que ocorrem na molécula de RNA mensageiro que controla a produção de uma proteína.
d. Em espécies diploides, uma mutação autossômica recessiva se expressa em indivíduos portadores de apenas um gene mutante.
e. Uma determinada mutação pode ser vantajosa em um ambiente e prejudicial em outro.
Feedback da resposta: Resposta: E
Comentário: Mutações são processos evolutivos que podem trazer vantagens adaptativas para certos grupos em organismos em determinados ambientes, porém, as mesmas mutações podem ser prejudiciais para esses organismos caso estejam em ambientes distintos.

6- Leia o texto a seguir.
Antes do século XVIII, as especulações sobre a origem das espécies baseavam-se em mitologia e superstições, e não em algo semelhante a uma teoria científica testável. Os mitos de criação postulavam que o mundo permanecera constante após sua criação. No entanto, algumas pessoas propuseram a ideia de que a natureza tinha uma longa história de mudanças constantes e irreversíveis.
(Adaptado de: HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L.; LARSON, A. “Princípios Integrados de Zoologia”. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. p.99.)
De acordo com a ilustração, o texto e os conhecimentos sobre as teorias de fatores evolutivos, assinale a alternativa correta:
a. A variabilidade genética que surge em cada geração sofre a seleção natural, conferindo maior adaptação à espécie.
b. A variabilidade genética é decorrente das mutações cromossômicas e independe das recombinações cromossômicas.
c. A adaptação altera a frequência alélica da mutação, resultando na seleção natural em uma população.
d. A adaptação é decorrente de um processo de flutuação na frequência alélica ao acaso de uma geração para as seguintes.
e. A adaptação é o resultado da capacidade de os indivíduos de uma mesma população possuírem as mesmas características para deixar descendentes.
Feedback da resposta: Resposta: A
Comentário: As características passadas aos descendentes de um determinado organismo, originadas por variabilidade genética, favorecem a adaptação e sobrevivência das gerações futuras em relação ao meio ambiente.

7- O movimento de pessoas na Terra tem aumentado constantemente. Isto tem alterado o curso da evolução humana, pois possibilita o aumento de:
a. Acasalamento não-aleatório.
b. Isolamento geográfico.
c. Deriva genética.
d. Mutações
e. Fluxo de genes.
Feedback da resposta: Resposta: E
Comentário: O fluxo gênico é responsável pela transferência de alelos em uma população e ele promove mudanças nas frequências alélicas populacionais de forma rápida.

8 - Segundo o princípio de Hardy-Weinberg, também conhecido como lei do equilíbrio de Hardy-Weinberg, caso uma população não sofra com mecanismos evolutivos, as frequências gênicas:
a. Permanecerão constantes.
b. Sofrerão mudanças constantes.
c. Sofrerão mutações.
d. Sofrerão grandes modificações.
e. Aumentarão gradativamente.
Feedback da resposta: Resposta: A
Comentário: Segundo o princípio de Hardy-Weinberg, caso fatores evolutivos não atuem em uma população, a frequência gênica e as proporções genotípicas permanecerão constantes por um longo período de tempo.

9- Sobre evolução e especiação, assinale o que for incorreto:
a. Deriva genética é o fenômeno que ocorre quando uma espécie se espalha por vários ambientes diferentes, originando, por mutação e seleção natural, novas espécies.
b. De acordo com a lei de Hardy-Weinberg, quando os fatores evolutivos não se manifestam, a frequência dos alelos permanece constante através das gerações e a população se mantém em equilíbrio gênico.
c. A diversidade ambiental faz com que duas populações isoladas fiquem cada vez mais diferentes, até se transformarem em duas espécies distintas.
d. Dentre os exemplos de mecanismos de isolamento reprodutivo pós-zigótico temos o da mula, que é um animal híbrido estéril, resultante do cruzamento entre o jumento e a égua.
e. Segundo a teoria sintética da evolução, os principais fatores evolutivos são representados pela mutação, a recombinação gênica e a seleção natural.
Feedback da resposta: Resposta: A
Comentário: Deriva genética é o fenômeno ao qual ocorrem mudanças ao acaso das frequências alélicas. Ela pode ser definida também como oscilação genética aleatória. Ao longo do tempo, essa oscilação pode eliminar alelos ou fixá-los nas populações.

10- Uma análise recente dos compostos orgânicos voláteis do suor de 200 voluntários austríacos demonstrou que dessa mistura de quase 5 000 ácidos, álcoois, cetonas e aldeídos, 44 deles variam o suficiente para produzir um perfil químico capaz de ser lido da mesma forma que uma digital. (…) os compostos podem influenciar a maneira como identificamos uns aos outros. Não há ainda como capturar o cheiro total de um indivíduo e usar os dados para identificá-lo, mas há rumores de que o governo dos EUA esteja interessado numa tecnologia do tipo (…).
(Revista Galileu, setembro de 2012. p. 70)
Diversas espécies de animais liberam compostos voláteis específicos que atuam no reconhecimento dos parceiros para acasalamento. Este é um mecanismo de:
a. Inviabilidade do híbrido.
b. Deslocamento de habitat.
c. Isolamento pré-zigótico.
d. Especiação alopátrica.
e. Seleção contra o heterozigoto.
Feedback da resposta: Resposta: C
Comentário: O mecanismo de liberação de compostos voláteis é um mecanismo de isolamento pré-zigótico, pois evita a reprodução de determinado grupo de organismos com outros grupos de organismos que liberam compostos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário