terça-feira, 18 de dezembro de 2018

EVOLUÇÃO - QUESTIONÁRIO III

1- A figura abaixo representa uma das hipóteses para explicar a filogenia animal.
Após analisar a figura, assinale as proposições que são verdadeiras quanto à evolução dos animais: V = verdadeiro; F = falso.
( ) 1. Todos os animais representados possuem ancestralidade comum. 
( ) 2. A característica mais importante usada para separar os animais em filos distintos é a sua distribuição no ambiente.
( ) 3. Os equinodermos são representados na figura acima por apresentarem parentesco mais próximo com os caramujos.
( ) 4. Cobras possuem um relacionamento mais próximo às estrelas-do-mar do que com as esponjas.
Agora, marque a alternativa correta:
a. VFFV.
b. FVVF.
c. FVFV.
d. VFVF.
e. FFFV.
Feedback da resposta: Resposta: A
Comentário: Somente as afirmações 1 e 4 são verdadeiras, a afirmação 2 está incorreta, pois são características morfológicas que a sistemática biológica utiliza para inferir os relacionamentos entre os grupos. A afirmação 3 está incorreta, equinodermos possuem um relacionamento mais próximo aos vertebrados do que aos moluscos.

2- A revista Veja, de 8 de junho de 2005, página 74, traz como título “A sobrevivência do melhor comerciante”, destacando: “Os homens de Neanderthal estão para a antropologia como os dinossauros estão para a paleontologia. Ainda não existe explicação definitiva para a súbita extinção dos répteis há 65 milhões de anos. Também não se sabe porquê os Homo neanderthalensis sumiram 30.000 anos atrás depois de um reinado de quase 300.000 anos na Europa e Oriente Médio”. Como isso ocorreu é motivo de especulação, mas o homem moderno é o principal suspeito dessa extinção.
Tomando por base o excerto acima, indique as proposições corretas assinalando a alternativa abaixo:
I. Homo neanderthalensis e Homo sapiens foram contemporâneos.
II. Houve indícios de um sistema de troca comercial entre os H. neanderthalensis e H. sapiens.
III. O desenvolvimento da linguagem foi maior em H. neanderthalensis.
IV. H. neanderthalensis possuía divisão de trabalho.
V. O cérebro do H. neanderthalensis era maior do que o da espécie humana atual; em média, era 1.450 cm3 contra 1.350 cm3, mas esse aumento estaria relacionado à sua forma mais robusta e não a uma inteligência mais desenvolvida.
a. Apenas as proposições I e V são corretas.
b. Apenas as proposições II e III são corretas.
c. Apenas as proposições III e IV são corretas.
d. Apenas as proposições I e II são corretas.
e. Apenas as proposições IV e V são corretas.
Feedback da resposta: Resposta: A
Comentário: A história nos mostra evidências do encontro das duas espécies, Homo sapiens e Homo neanderthalensis em algumas regiões da Europa, além de fósseis evidenciarem o tamanho maior dos cérebros dos H. neanderthalensis, porém esse tamanho avantajado não significava uma inteligência mais desenvolvida.

3- Considerando que as classificações atuais dos seres vivos procuram refletir seu relacionamento evolutivo (“parentesco”) e considerando que nem toda semelhança se deve à herança por meio de um ancestral comum (há semelhanças devido a pressões ambientais e adaptações a ambientes similares), avalie a correção dos itens a seguir:
I– Organismos pertencentes à mesma classe, como o urso-polar e o golfinho (Mammalia), são mais próximos evolutivamente do que organismos de diferentes classes do mesmo filo, mesmo que estes sejam superficialmente mais semelhantes. Esse é o caso do tubarão (Chondrichthyes), que tem o formato hidrodinâmico semelhante ao do golfinho, porém, apresenta parentesco mais distante.
II– Organismos pertencentes à mesma família, tais como o lobo-guará e o cão (Canidae), são menos aparentados entre si do que organismos pertencentes a famílias diferentes, porém da mesma ordem, como a lontra (Mustelidae).
III– Plantas de diferentes famílias são mais aparentadas entre si do que plantas do mesmo gênero, sendo o ambiente ao qual estão adaptadas imprescindível para estabelecer seu parentesco. Esse é o caso das plantas suculentas de regiões desérticas, consideradas mais aparentadas por apresentarem adaptações similares diante da falta d’água.
Está correta a alternativa:
a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. Apenas I e II.
d. Apenas III.
e. I, II e III.
Feedback da resposta:
Resposta: A
Comentário: De acordo com a sistemática biológica, os organismos são agrupados de acordo com características que são compartilhadas entre todos os membros do grupo. No caso da afirmação I, a presença de glândulas mamárias é a característica que agrupa o golfinho ao urso-polar, já que o tubarão, por ser um peixe cartilaginoso, não apresenta tal característica.

4- Há cerca de 40.000 anos, duas espécies do gênero Homo conviveram na área que hoje corresponde à Europa: H. sapiens e H. neanderthalensis. Há cerca de 30.000 anos, os neandertais se extinguiram e tornamo-nos a única espécie do gênero. No início de 2010, pesquisadores alemães anunciaram que, a partir de DNA extraído de ossos fossilizados, foi possível sequenciar cerca de 60% do genoma do neandertal. Ao comparar essas sequências com as sequências de populações modernas do H. sapiens, os pesquisadores concluíram que de 1% a 4% do genoma dos europeus e asiáticos é constituído por DNA de neandertais. Contudo, no genoma de populações africanas não há traços de DNA neandertal. Isto significa que:
a. Os H. sapiens, que teriam migrado da Europa e Ásia para a África, lá chegando entrecruzaram com os H. neanderthalensis.
b. Os H. sapiens, que teriam migrado da África para a Europa, lá chegando entrecruzaram com os H. neanderthalensis.
c. O H. sapiens e o H. neanderthalensis não têm um ancestral em comum.
d. A origem do H. sapiens foi na Europa, e não na África, como se pensava.
e. A espécie H. sapiens surgiu independentemente na África, na Ásia e na Europa.
Feedback da resposta: Resposta: B
Comentário: O Homo sapiens chegou a encontrar seu parente próximo Homo neanderthalensis, porém essa última espécie acabou sendo extinta.

5- Há três milhões de anos, os ancestrais dos seres humanos ainda passavam grande parte de suas vidas nas árvores. Mas, de acordo com um novo estudo, é possível que naquela época eles já caminhassem como bípedes. Há mais de 30 anos foi descoberto em Laetoli, na Tanzânia, um rastro de pegadas fósseis depositadas há 3,6 milhões de anos e preservadas em cinzas vulcânicas. A importância dessas pegadas para o estudo da evolução humana tem sido intensamente debatida desde então. As pegadas, que mostravam clara evidência de bipedalismo – a habilidade para caminhar na posição vertical –, haviam sido produzidas, provavelmente, por indivíduos da única espécie bípede que vivia naquela área na época: os Australopithecus afarensis. Essa espécie inclui Lucy, um dos fósseis de hominídeos mais antigos encontrados até hoje e cujo esqueleto é o mais completo já conhecido (Agência FAPESP, 22/3/2010). De acordo com o texto:
a. As pegadas fósseis encontradas na Tanzânia eram de indivíduos da espécie Homo sapiens.
b. O homem evoluiu a partir de macacos que viviam em árvores.
c. Os Australopithecus afarensis caminhavam na posição vertical.
d. Lucy é o mais antigo fóssil da espécie Homo sapiens já encontrado.
e. Lucy e os da sua espécie não tinham habilidade para caminhar na posição vertical.
Feedback da resposta: Resposta: C
Comentário: Conforme cita o texto, foram encontradas pegadas que evidenciam o bipedalismo por Australopithecus afarensis, o que nos mostra que eles já apresentavam uma postura ereta.

6- Leia o texto abaixo para responder a questão:
“No processo evolutivo, muitos animais foram extintos depois de se diferenciarem de seus
parentes mais próximos. Boa parte deles virou fóssil e, quando descobertos, ajudaram a remontar o passado das espécies (...).” Fonte: ISTOÉ, Ed. 1934, 24 de janeiro de 2007.
Acerca da evolução dos organismos, considere as afirmativas abaixo:
I) Para avaliar as relações evolutivas entre as espécies, são consideradas as semelhanças anatômicas, fisiológicas e moleculares, bem como os fósseis.
II) Os fósseis humanos encontrados até o momento fortaleceram as primeiras hipóteses da origem humana, já que é possível estabelecer quaisquer graus de variações entre as espécies fósseis e as espécies atuais.
III) O grande avanço na passagem evolutiva de australopiteco para Homo sapiens e o desenvolvimento do sistema nervoso e, consequentemente, da inteligência, é evidenciado pelo aumento do volume craniano.
Assinale a alternativa que apresenta, apenas, afirmativas corretas:
a. I, II, III.
b. I e III.
c. II e III.
d. I e II.
e. Todas as alternativas estão incorretas.
Feedback da resposta: Resposta: B
Comentário: As evidências anatômicas, fisiológicas, moleculares, entre outras, se destacam entre as principais evidências da evolução das espécies, permitindo que se estabeleçam as relações de parentesco evolutivo entre as espécies. O desenvolvimento do sistema nervoso é um dos principais avanços evolutivos dos Homo sapiens em relação aos australopitecos, levando a maior inteligência.

7- No filme Espanta Tubarões (Estúdios DreamWorks, 2004), Lenny, um tubarão vegetariano que deseja a amizade dos outros peixes, disfarça-se em golfinho e consegue enganar até mesmo outros tubarões. No filme, a transformação não é muito difícil: Lenny coloca um focinho falso e um pouco de maquiagem. Embora o filme veicule uma série de incorreções biológicas, uma vez que se trata de uma fantasia, na biologia, a semelhança fenotípica entre tubarões e golfinhos é explicada como resultado de um processo conhecido por:
a. Camuflagem.
b. Mimetismo.
c. Divergência adaptativa.
d. Convergência adaptativa.
e. Homologia.
Feedback da resposta: Resposta: D
Comentário: O surgimento do mesmo tipo de adaptação em linhagens distantes do ponto de vista evolutivo é um exemplo de convergência adaptativa.

8- Por suas características, a taxonomia zoológica classifica o homem entre os primatas. Considere o esquema abaixo, que representa uma das hipóteses sobre a filogenia desse grupo durante os últimos 60 milhões de anos.
a. O chimpanzé e o homem têm um ancestral comum.
b. O homem surgiu aproximadamente há 50 milhões de anos.
c. O gibão e o orangotango são parentes próximos dos prossímios atuais.
d. Os macacos do Novo Mundo são mais evoluídos do que os do Velho Mundo.
e. O gorila é o parente mais próximo do homem.
Feedback da resposta: Resposta: A
Comentário: Conforme mostra o cladograma, o homem e o chimpanzé estão ligados ao mesmo ramo, portanto, fazem parte de um grupo monofilético, com um ancestral comum.

9- Sobre evolução humana, assinale “V” para o que for correto e “F” para o que for incorreto:
( ) A espécie Homo sapiens pertence à Família Hominidae e à Ordem Primata.
( ) Os gêneros Australopithecus e Homo fazem parte do grupo dos hominídeos.
( ) A primeira espécie do gênero Homo recebeu nome de Homo habilis.
( ) Considerando os estudos dos fósseis, o primata mais próximo do homem moderno foi o Homo habilis.
( ) Estudos dos fósseis mostram que os representantes dos prossímios foram os primeiros primatas que começaram a apresentar a postura ereta.
a. FVVFF.
b. VFVFV.
c. VVVVF.
d. FFFFV.
e. VFFVV.
Feedback da resposta: Resposta: C
Comentário: Os prossímios são representados pelos lêmures, lorises e társios, primatas que não apresentam postura ereta.

10- Troglodita é um termo usado para designar populações humanas que utilizam ou utilizaram cavernas como abrigo. Apesar de dependerem das cavernas, essas populações diferem de outros organismos, chamados de troglóbios, que passam o ciclo de vida completo dentro de cavernas, dependendo inteiramente desses ambientes para viverem. Uma característica muito frequente em espécies troglóbias é a perda de órgãos relacionados à percepção de luz, como olhos, assim como o desenvolvimento de órgãos tácteis e olfativos mais sensíveis. Assinale a alternativa que explica o surgimento dessas características nas espécies troglóbias de acordo com o que se sabe sobre evolução biológica:
a. A falta de utilização dos olhos e o treinamento excessivo do olfato são transmitidos de geração a geração, modificando os órgãos sensoriais.
b. Nas cavernas, a taxa de mutação é maior, levando à melhor percepção táctil e olfativa e pior percepção luminosa.
c. Indivíduos com percepção táctil e olfativa mais apurada se reproduzem com mais eficiência do que aqueles que têm olhos desenvolvidos.
d. A necessidade de deixar de ver e de passar a sentir melhor estímulos tácteis e olfativos estimula a modificação dos órgãos de cada indivíduo.
e. Ocorrerá reversão instantânea dessas características se a pressão ambiental imediata for relaxada com o retorno das espécies para a superfície.
Feedback da resposta: Resposta: C
Comentário: Partindo do princípio da teoria da seleção natural, proposta por Charles Darwin, os indivíduos com características adaptativas mais favoráveis, a percepção táctil e olfato mais apurado no caso descrito, possuem maior sucesso reprodutivo do que aqueles que possuem olhos desenvolvidos já que não necessitam dessa característica para sobreviverem em ambientes com pouca luz, como as cavernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário