1 - A espécie Archaeopteryx lithographica é um símbolo de um importante passo evolutivo dos amniotas. Podemos considerar que ela representa:
a. O primeiro réptil a desenvolver penas, sendo um tipo de dinossauro.
b. O mais antigo réptil primitivo (ou amniota primitivo), representando o mais provável ancestral de todos os répteis.
c. A ave mais antiga conhecida, apresentando ainda algumas características de répteis.
d. O mais antigo réptil a apresentar asas e voar, restando a dúvida se foi um dinossauro ou um pterossauro.
e. O réptil sinapsida mais antigo conhecido a apresentar características morfológicas semelhantes aos mamíferos.
Feedback da resposta: Resposta: C
Comentário: esse é o nome científico da ave mais antiga já encontrada.
2 - A observação da pele dos crocodilianos nos revela que, além da típica cobertura de escamas e queratina, existem estruturas especiais localizadas no dorso dos animais. Quais são essas estruturas?
a. Ossos dérmicos que dão mais resistência à superfície dorsal.
b. Carapaça formada por placas ósseas e revestida por placas queratinizadas.
c. Vestígios de penas que não servem para o voo, mas ajudam na comunicação.
d. Cromatóforos que permitem ao animal mudar de cor de acordo com o ambiente.
e. Espinhos pequenos que vão do pescoço até a ponta da cauda.
Feedback da resposta: Resposta: A
Comentário: os crocodilianos são famosos pelos seus ossos dérmicos localizados na estrutura da pele e que conferem maior resistência ao dorso do animal.
3- Aves são conhecidas por terem um tubo digestório adaptado à ingestão de material sólido resistente e que não consegue ser moído na boca, uma vez que não possuem dentes. Para que a digestão seja feita de maneira satisfatória, o tubo digestório das aves conta com as partes abaixo, exceto:
a. Omaso.
b. Moela.
c. Proventrículo.
d. Papo.
e. Cecos digestivos.
Feedback da resposta:
Resposta: A
Comentário: omaso é uma parte do sistema digestório dos mamíferos ruminantes. Todas as demais opções são encontradas nas aves.
4- De acordo com a sistemática dos répteis, os grupos Pterosauria, Saurischia e Ornithischia podem ser considerados:
a. Dinossauros.
b. Sinapsidas.
c. Anapsidas.
d. Arcossauros.
e. Sphenodontes.
Feedback da resposta: Resposta: D
Comentário: além dos grupos viventes, especificamente crocodilianos e aves, os arcossauros (Archosauria) contém os pterossauros e os dinossauros, desmembrados em ornitísquios e saurísquios.
5 - Dinossauro é um nome comum (popular) para um importante grupo de répteis. Sobre ele são apresentadas as afirmativas abaixo. Avalie se as afirmativas estão corretas ou erradas e depois encontre entre as alternativas abaixo aquela que expressa a resposta correta.
I- Entre os vertebrados apenas os dinossauros e as aves desenvolveram a capacidade de voar.
II- Os dinossauros contribuíram muito para a diversidade dos vertebrados ao produzir formas terrestres e voadoras.
III- Os dinossauros estão entre os grupos de arcossauros extintos.
a. Todas estão corretas.
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Apenas a afirmativa II está correta.
d. Apenas a afirmativa III está correta.
e. Todas estão erradas.
Feedback da resposta: Resposta: D
Comentário: os dinossauros não desenvolveram formas voadoras, apenas terrestres. Por outro lado, estão entre as formas reunidas no grupo Archosauria, embora todos estejam extintos.
6- Jacarés e crocodilos estão entre os répteis mais conhecidos e mais temidos do mundo. Sobre a classificação desses animais, leve em conta as 3 afirmativas abaixo:
I- São diapsidas, mas não arcossaurios.
II- São crocodilianos e sinapsidas.
III- São sinapsidas e arcossaurios.
Qual das alternativas abaixo contém a informação correta?
a. Todas estão corretas.
b. Todas estão erradas.
c. Apenas a I está correta.
d. Apenas a II está correta.
e. II e III estão corretas.
Feedback da resposta:
Resposta: B
Comentário: a classificação de jacarés e crocodilos deve ser feita da seguinte forma: Subclasse Diapsida, Superordem Archosauria, Ordem Crocodilia.
7- Na morfologia das aves, uma importante estrutura é formada pelas seguintes partes: cálamo, raque, barbas, vexilo e bárbulas. Qual é essa estrutura?
a. Penas.
b. Asas.
c. Tubo digestório.
d. Sacos aéreos.
e. Bico.
Feedback da resposta: Resposta: A
Comentário: as partes citadas compõem a estrutura da pena. Raque é o eixo central. Cálamo é a parte inferior, que fica dentro do corpo do animal. Barbas e bárbulas são os fiapos que formam o vexilo, ou seja, a superfície da pena.
8- O gavial é um tipo de réptil muito singular devido a seu crânio típico. Nele, destaca-se um focinho muito fino e longo, repleto de dentes afiados que usa para caçar peixes em seu habitat. Além disso, compartilha com outros parentes próximos o corpo longo, com 4 membros fortes, ossos dérmicos no dorso e hábito semiaquático. Essas e outras características ajudam a colocar esse animal em qual dos grupos abaixo?
a. Serpentes.
b. Lagartos.
c. Crocodilianos.
d. Dinossauros.
e. Tuatara.
Feedback da resposta: Resposta: C
Comentário: as características listadas permitem identificar que se trata de um crocodiliano, sobretudo pelos ossos dérmicos e hábito semiaquático.
9- Os crocodilianos se revestem de importância biológica por diversos aspectos. Um deles é o evolutivo, uma vez que sua anatomia apresenta características novas entre os tetrápodes. Sobre sua anatomia interna, podemos afirmar que:
a. O coração dos crocodilianos é igual ao de todos os répteis.
b. Os pulmões são classificados como alveolares por apresentarem os alvéolos pulmonares desenvolvidos.
c. Voltam a ter bexiga natatória como os peixes, pois apenas assim podem se deslocar na água.
d. Realizam respiração aérea através de pulmões e respiração aquática através da pele.
e. Seu coração é inovador por apresentar quatro cavidades totalmente independentes, sendo diferente de todos os répteis atuais.
Feedback da resposta: Resposta: E
Comentário: crocodilianos se destacam em relação aos demais répteis pela presença de um coração mais semelhante às aves e aos mamíferos, ou seja, por apresentar quatro cavidades totalmente isoladas, sendo 2 átrios e 2 ventrículos. Sua respiração é apenas pulmonar, o que fazem através de um pulmão simples, que ainda não apresenta os alvéolos pulmonares.
10 - Um crocodiliano possui estruturas anatômicas muito importantes para sua sobrevivência. De um lado, sua pele grossa e extremamente resistente, reforçada por estruturas ósseas, protege esses animais contra o ataque de outros indivíduos de sua espécie, uma vez que predadores ou inimigos naturais são raros. Existem, ainda, estruturas de ataque localizadas na boca que garantem uma mordida eficiente e poderosa. A dentição dos crocodilianos é caracterizada como:
a. Apresentando dentes todos iguais e de formato achatado, próprio para mastigar suas presas e triturar seus ossos.
b. Possuindo dentes de tipos diferentes, mas todos destinados a perfurar, cortar e triturar carne, que é sua única refeição.
c. Apresentando dentes todos iguais, de formato cônico servindo para perfurar e prender a presa.
d. Possuindo dentes de tipos diferentes localizados apenas na mandíbula inferior, o que permite a esses animais prenderem o alimento e mastigarem ao mesmo tempo.
e. Ausente, pois, assim como os testudíneos, os crocodilianos possuem um bico córneo no lugar dos dentes. Mesmo assim, são muito eficientes para a captura de alimento devido à presença de placas afiadas formando esse bico.
Feedback da resposta: Resposta: C
Comentário: como ocorre com todos os répteis atuais que têm dentes, os crocodilianos possuem uma dentição homeodonte, ou seja, todos os dentes são iguais em forma e função, diferindo apenas no tamanho. Como os crocodilianos são carnívoros, seus dentes são cônicos servindo para perfurar e prender as presas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário