sábado, 27 de abril de 2019

ED X - Estratégias de leitura e escrita de textos científicos e informativos - TI

Pergunta 1
Que argumento não poderia ser apresentado frente ao pressuposto: “A imprensa não pode ser leviana quando denuncia casos de corrupção”?
Resposta:
e.As denúncias precisam ser apresentadas como qualquer outro noticiário: com imparcialidade e sem suscitar reflexão nos leitores/expectadores.

Pergunta 2
Na situação acadêmica, constitui­-se um sistema de gêneros, exceto por:
Resposta:
b.editoriais, notícias, cartas do leitor.

Pergunta 3
Entre os elementos constituintes de uma introdução de artigo científico, não consta:
Resposta:
c.resultado da pesquisa de campo.

Pergunta 4
(ENADE – 2008) “Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém
lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo.” (BOFF,
Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis, RJ: Vozes,
1997, p. 9.) Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise o seguinte enunciado:
“Na leitura, fazemos mais do que decodificar as palavras 
porque 
a imagem impressa envolve atribuição de sentidos a partir do ponto de vista de quem lê.” 
Assinale a opção correta a respeito desse enunciado:
Resposta:
a.As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.]

Pergunta 5
Em muitas profissões, são produzidos vários textos. Indique a alternativa em que os
gêneros textuais elencados não são usuais ou não fazem parte da maioria das profissões:
Resposta:
e.Sinopse de filme.

Pergunta 6
Os gêneros são formas ­padrão que guardam estabilidade relativa de estruturação de um
todo. Os gêneros são também marcados historicamente. Nessa perspectiva, que
informação é falsa quanto ao gênero?
Resposta:
a.Os gêneros separam­-se das distintas situações sociais em que são
empregados.

Pergunta 7
O leitor proficiente é aquele que consegue interpretar o texto e interferir nele. Assim, entre
as características desse tipo de leitor, não faz parte de suas atribuições:
Resposta:
c. apenas repetir informações contidas no texto.

Pergunta 8 
Construir um texto argumentativo implica:
I.­ conhecimento sobre o tema.
II ­ levantamento de diferentes posições (ponto de vista) sobre o tema.
III ­ o autor organiza seu pensamento sem definir sua posição frente ao tema.
Resposta:
d.Apenas I e II estão corretas.

Pergunta 9
Diante do título “O porco passado a limpo”, que estratégia de leitura podemos
realizar?
Resposta:
e.O leitor levanta hipóteses sobre o assunto do texto.

Pergunta 10:
A base tipológica principal do texto científico é:
Resposta:
c.argumentação.

Pergunta 11:
Um artigo científico possui características próprias e segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Assim, após o título e o nome do autor, o texto apresenta um resumo cuja extensão é breve, mas que deve apresentar as ideias mais relevantes do original. Indique a alternativa que não apresenta uma norma sobre o resumo:
Resposta:
a. O resumo oferece uma visão aprofundada do assunto.

Pergunta 12: 
Um gênero textual constitui-se de assunto, estilo e formato. Sobre o estilo, trata-se da linguagem
empregada no texto. No caso de um artigo científico, a linguagem precisa ser culta e formal. Para tais
características serem apresentadas, o autor recorre à(a):
Resposta:
d. Terminologia e conceitos precisos e adequados.

Pergunta 13:
Entre os gêneros textuais acadêmico-científicos, não consta:
Resposta:
e. Reportagem.

Pergunta 14:
Sobre os passos gerais para escrever um texto argumentativo, como um artigo científico, qual não atende ao esquema?
Resposta:
c. Escolher dois ou três argumentos fracos.

Pergunta 15:
Os gêneros textuais, que fazem parte do mundo acadêmico e que são científicos, têm como tipo primordial:
Resposta:
e. Argumentativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário