sábado, 19 de agosto de 2017

Atividades Complementares - Filadélfia (Philadelphia)

 Filadélfia (Philadelphia)
Temática: AIDS 

 Elenco: Tom Hanks Denzel Washington Roberta Maxwell Karen Finley Direção: Jonathan Demme Gênero: Drama País/Ano de produção: EUA/1993 Duração: 125 minutos


Sinopse: Um promissor advogado (Tom Hanks) que trabalha para um tradicional escritório de advocacia da Filadélfia é despedido quando descobrem que ele é portador do vírus da AIDS. Comentários: Filadélfia, embora antigo, é um filme interessante por sua abordagem sobre homossexualidade, preconceito sexual e AIDS. A história retrata um advogado de sucesso que, apesar de omitir sua homossexualidade e condição soropositivo, tem seus segredos percebidos por seus chefes, que forjam uma situação para demiti-lo. Esse advogado, então, entra na justiça para obter uma indenização em função de ter sido vítima de preconceito. Além de abordar o preconceito sexual e o preconceito contra pessoas com AIDS, o filme também retrata os sintomas da doença. É possível fazer um paralelo entre o filme, de 1993, e a realidade atual, traçando possíveis pontos em que ocorreram mudanças, refletindo sobre sexualidade, AIDS, preconceitos, formas de contágio, sintomas, prevenção e tratamentos possíveis.

Questões para Reflexão: 1. Comparando a época do filme com o tempo atual, o que mudou? 2. Como é transmitida a doença retratada no filme? Quais os sintomas? Como pode ser evitada? 3. No filme, Tom Hanks é submetido a um exame de sangue e argumenta que seu número de linfócitos e plaquetas está ótimo. O que são essas estruturas? 4. Por que a personagem de Tom Hanks esconde que está com AIDS? Por que ele omite sua sexualidade? 5. O que você pensa acerca da afirmação de que o preconceito produz “morte social”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário