sábado, 19 de agosto de 2017

Atividades complementares - O dia depois de amanhã

O dia depois de amanhã (The Day After Tomorrow)
Temática: Mudanças Climáticas

Elenco: Dennis Quaid Jake Gyllenhaal Emmy Rossum Sela Ward Direção: Roland Emmerich Gênero: Ficção Científica País/Ano de produção: EUA/2004 Duração: 124 min



 Sinopse: A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida humana. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda esteja vivo. 

Comentários: O filme retrata uma situação na qual ocorrem intensas mudanças climáticas, derretimento das calotas polares e uma nova era glacial no hemisfério norte. Nessas situações extremas, um pai enfrenta os desafios das mudanças climáticas para resgatar seu filho. Apesar do filme ser uma ficção, é possível abordar casos reais de desastres naturais e relacioná-los com a intervenção, ou não, do homem na natureza. Como exemplo, pode-se citar aquecimento global, destruição da camada de ozônio, tsunamis, terremotos e inundações. É pertinente abordar causas, consequências e formas de prevenção de desastres naturais. Além dessas questões, pode-se suscitar reflexões acerca do comportamento humano em relação à natureza. Uma frase dita no filme é muito interessante para a reflexão: “Tudo depende da capacidade de aprendermos com os nossos erros”.

Questões para Reflexão: 1. Existe alguma relação entre o filme e a realidade? Justifique. 2. O que pode causar mudanças climáticas? 3. Existe relação entre a queima de combustíveis fósseis e o aquecimento global? Explique. 4. Quais são as consequências de mudanças climáticas para os seres vivos? 5. Diferencie hipertermia de hipotermia e justifique o fato de ambas poderem resultar em morte. 6. Discuta a frase: “Tudo depende da capacidade de aprendermos com os nossos erros”. 

Um comentário:

  1. ficou uma bosta cara.....mds se mata......
    De:JubertinhoPlay

    ResponderExcluir