segunda-feira, 19 de novembro de 2018

ED XII - QUESTIONÁRIO I

1- A autoridade e o autoritarismo envolvem impasses que precisam ser pensados quando refletimos sobre as relações entre professores e alunos. A esse respeito, destaca-se dos nossos estudos a seguinte ideia:
Resposta Selecionada: Correta a. Possui autoridade quem exerce função incentivadora e função orientadora.
Respostas:
a. Possui autoridade quem exerce função incentivadora e função orientadora.
b. O autoritarismo é inerente à função do professor.
c. A autoridade é a doença do autoritarismo.
d. Sem autoritarismo é impossível haver direção de classe por parte do professor.
e. O autoritarismo é uma postura adotada pelo professor competente.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “a”.
Comentário: O autoritarismo é uma postura do professor que não possui competência para incentivar e orientar seus alunos. É a postura de quem se esconde na incompetência de mediar as aprendizagens de seus alunos.

2- A didática considera três dimensões do processo de aprendizagem: humana, político-social e técnica. Quando consideramos que professores, diretores, alunos, pais e funcionários são pessoas reais, que vivem num tempo e numa cultura específica, e que estas pessoas têm posições políticas e sociais que são transmitidas em seus trabalhos, chegando até ao aluno, estamos nos referindo a qual das dimensões da didática?
a. Humana.
b. Técnica.
c. Político-social.
d. Política, apenas.
e. Social, apenas.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “c”.
Comentário: A dimensão político-social da didática contempla o processo de ensino-aprendizagem, situado em determinado local, com determinadas características (sociais e econômicas), regido por legislação e normas, protagonizado por seres “ideológicos” e “culturais”.

3- A relação professor-aluno é uma condição do processo de aprendizagem, pois essa relação dinamiza e dá sentido ao processo educativo. Apesar de estar sujeita a um programa, normas da instituição de ensino, a interação do professor e do aluno forma o centro do processo educativo. A relação professor-aluno pode se mostrar conflituosa, pois se baseia no convívio de classes sociais, culturas, valores e objetivos diferentes. Sobre a interação professor-aluno e seu valor educacional, é correto afirmar que:
I- O grupo, composto pelo professor e pelos alunos, é um elemento formador.
II- As relações professor-aluno e aluno-aluno têm valor pedagógico no que se refere apenas ao domínio afetivo.
III- As relações professor-aluno e aluno-aluno têm valor pedagógico no que se refere ao domínio afetivo e à esfera cognitiva.
IV- O ato de ensinar e aprender é essencialmente social.
Estão corretas as afirmativas:
a. I, II, III e IV.
b. I, II e IV.
c. I e IV.
d. I, III e IV.
e. III e IV.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “d”.
Comentário: O valor das relações em sala de aula (professor-aluno e aluno-aluno) verifica-se nos âmbitos afetivos, mas também nos sociais e cognitivos.

4- Alunos e professor, discutindo em sala de aula questões relativas ao desempenho das tarefas diárias do professor, chegaram à conclusão de que a didática, a maneira de pensar e dar aula, pode colaborar. Assinale F (falso) ou V (verdadeiro) para as afirmativas corretas sobre como a didática auxilia o professor no processo de organização da aula:
( ) Incentivando os professores a pesquisarem a novidade dos problemas que afetam sua atividade.
( ) Colocando ao alcance dos professores as pesquisas e os conhecimentos cientificamente produzidos.
( ) Ajudando o professor a compreender que sua intuição sempre fala mais alto que o conhecimento científico.
( ) Contribuindo para que o professor organize adequadamente o conteúdo a ser desenvolvido em classe.
A sequência de respostas corretas está na alternativa:
Resposta Selecionada:
a. V, V, F e V.
b. V, V, V e F.
c. V, F, V e F.
d. F, V, V e V.
e. V, F, F e V.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “a”.
Comentário: A intuição do professor pode ser uma característica relevante em alguns casos no processo ensino-aprendizagem, mas não se sobrepõe, de forma alguma, ao conhecimento científico.

5- De acordo com nossos estudos, a direção de classe supõe que o professor:
I- Não precisa planejar suas aulas, mas deve ser criativo na improvisação do dia a dia.
II- Organize atividades individuais e grupais interessantes e bem dosadas.
III- Avalie permanentemente os progressos do aluno. 
IV- Não selecione nem muito menos estruture conteúdos em planejamentos.
V- Planeje suas aulas e selecione adequadamente os conteúdos.
Estão corretas as afirmativas:
a. I, II e III.
b. I, IV e V.
c. II, III e V.
d. II, IV e V.
e. III, IV e V.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “c”.
Comentário: O planejamento deve permear o trabalho do professor em sala de aula. Possuir direção de classe inclui as diversas estruturações e seleções de objetivos, conteúdos, estratégias e recursos utilizados pelo professor que planeja seu dia a dia.

6- Leia as afirmações abaixo sobre o aprender e responda a seguir:
I- O processo de aprendizagem ocorre quando o aluno interage com seu professor, e não com seus colegas.
II- A aprendizagem é um processo formal que envolve a memorização dos conteúdos transmitidos pelo professor. 
III- A aprendizagem é um processo intencional, orientado por objetivos a serem alcançados pelos seus participantes. 
IV- O processo de aprendizagem ocorre pela transmissão e memorização de informações, conteúdos do professor e dos livros didáticos. 
V- A dimensão técnica da aprendizagem envolve a definição de objetivos, seleção de conteúdos, técnicas e recursos de ensino, a organização do processo de avaliação, o planejamento de curso e aulas. 
São verdadeiras as afirmativas:
a. I, II e III.
b. I, III e V.
c. I e III.
d. II, III e IV.
e. III e V.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “e”.
Comentário: O processo de aprendizagem ocorre para o aluno nas diversas e diferentes interações do mesmo com outros colegas, com a família etc., e não apenas com o professor. A transmissão e a memorização de conteúdos não garantem a aprendizagem.

7- Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações abaixo e escolha a sequência correta:
( ) A escola é um local de encontros existenciais, da vivência de relações humanas e da veiculação e intercâmbio de valores e princípios de vida. 
( ) A escola é um local de transmissão de conteúdos sistematizados e adquiridos pela humanidade com a finalidade de “formar” as novas gerações; portanto, não há espaço para a socialização e a veiculação de valores. 
( ) A educação ocorre em razão de um processo básico de interação entre pessoas. 
( ) A construção do conhecimento fundamenta-se nos processos interativos e sociais nos quais os agentes que delas participam estabelecem relações entre si; portanto, o ser humano é educado e se educa. 
( ) A construção do conhecimento e o valor pedagógico da aprendizagem consistem na autoridade do professor ao transmitir os conteúdos em sala de aula e no fato de ensinar ao aluno; portanto, o educando não tem nada a ensinar ao seu professor.
a. F, V, F, F, V.
b. V, F, V, F, V.
c. V, F, V, V, F.
d. F, V, V, V, F.
e. V, V, V, F, V.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “c”.
Comentário: A escola é um local de construção de conhecimento como espaço de socialização e veiculação de valores. Portanto, na mesma, não é concebível a transmissão de conhecimentos.

8- Muller (2002) ressalta que o professor cria uma situação de comunicação entre os alunos com um propósito educativo, buscando meios e caminhos, de acordo com o que a situação e a classe pedem; ele intervém pouco, muito ou nada, colocando os alunos como sujeitos de sua própria reflexão, utilizando-se da curiosidade natural. Tendo esse texto como motivador, assinale a alternativa correta sobre duas funções professor-aluno em sala de aula.
a. Incentivar e doutrinar o aluno nos novos conhecimentos.
b. Ameaçar e repetir para o aluno que tirará nota dele na prova se não for disciplinado em sala.
c. Orientar e ajudar a memorizar os conhecimentos transmitidos.
d. Incentivar e orientar os esforços e a aprendizagem do aluno.
e. Orientar a profissionalização do aluno e obrigá-lo a estudar.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “d”.
Comentário: Nenhum tipo de obrigação, doutrinação, ameaças, memorização de conhecimentos transmitidos são funções do professor na relação com seus alunos em sala de aula.

9- Na escola, o desenvolvimento da criança acontece no âmbito:
I – Afetivo-emocional.
II – Cognitivo.
III – Social.
IV – Motor.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a. I e II.
b. I e III.
c. I, II, III e IV.
d. II, III e IV.
e. II e IV.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “c”.
Comentário: A escola é cenário para os desenvolvimentos: afetivo-emocional, pois no ambiente em questão várias relações fornecem elementos para que os alunos desenvolvam-se afetivo-emocionalmente com outros alunos, com professores etc.: cognitivo, desenvolvimento socialmente atribuído à escola, pois é nesta que ocorrem as aprendizagens relacionadas às elaborações de conceitos; social, pois é na escola que essas relações se ampliam além das convivências familiares, ou seja, onde o aluno faz amigos, entende-se no mundo e passa a respeitar os lugares e vivências dos outros; motor, já que a escola é palco de atividades para o desenvolvimento de habilidades que coordenam amplos, médios e pequenos movimentos.

10- Segundo Haydt (2001), o professor aprende com o aluno. Assinale a alternativa que melhor explica a afirmação da autora:
a. O professor aprende quando elabora atividades de sala de aula que o aluno gosta de fazer.
b.O professor aprende quando compreende como o aluno percebe e sente o mundo e quer fazer apenas as tarefas escolares que lhe dão prazer.
c.O professor aprende quando é o único que detém o conhecimento para transmiti-lo ao aluno passivo.
d.O professor aprende quando compreende como o aluno pensa, percebe e sente sua realidade por meio da sondagem de conhecimentos, valores e habilidades apresentados pelo educando no ambiente educativo.
e. O professor aprende quando permite que seu aluno responda as perguntas elaboradas pelos colegas.
Feedback da resposta:
Resposta correta: alternativa “d”.
Comentário: A aprendizagem do professor na sala de aula ocorre nas reflexões que realiza a respeito das aprendizagens de cada um de seus alunos, na busca de soluções para os problemas ou de alternativas para evitá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário