segunda-feira, 19 de novembro de 2018

ED XII - QUESTIONÁRIO II

1 - Escolha a alternativa cujo grupo de palavras complete correta e, respectivamente, a afirmativa abaixo:
“A concepção construtivista da aprendizagem e do _____________ parte do fato de que a escola torna acessível aos seus alunos aspectos da _____________ que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito _____________; [...]” (SOLÉ e COLL,1996).
a. Ambiente – saúde – social.
b. Ensino – cultura – cognitivo.
c. Idioma – escola – tecnicista.
d. Saber – individualidade – motor.
e. Estudo – higiene – escolar.
Feedback da resposta: Resposta: B
Justificativa: A concepção construtivista da aprendizagem considera o desenvolvimento do aluno no aspecto cognitivo, mas também no âmbito cultural. É uma concepção que valoriza o educando.

2- Escolha a alternativa cujo grupo de palavras complete correta e, respectivamente, a afirmação abaixo sobre a avaliação:
A escola, em seu trabalho com os alunos, também deve realizar avaliações. Não apenas sobre os sucessos ou fracassos dos __________, mas também sobre seu próprio trabalho. E não deve restringir-se a um ___________, mas compreender um conjunto de ______________ que nos esclareçam, nos tragam informações sobre a _________________ do aluno. E não apenas em um momento, uma vez que é um processo.
a. Pais – rol de objetivos – obrigações – memorização.
b. Coordenadores – teste – tarefas – inteligência.
c. Diretores – provão – exercícios – competência.
d. Funcionários – teste – ações – dificuldade.
e. Alunos – julgamento – atuações – aprendizagem.
Feedback da resposta: Resposta: E
Justificativa: A avaliação escolar deve considerar o conjunto de atuações dos alunos. No caso, os avaliados, para que os professores possam obter informações a respeito de todo o processo de construção de conhecimentos por parte destes.

3- Hernandez (2000, p.180) destaca preocupações que estão de acordo com a nossa realidade, pois defende a ideia de que devemos “(...) formar indivíduos com uma visão mais global da realidade, vincular a aprendizagem à situação e problemas reais, trabalhar a partir da pluralidade e da diversidade, preparar para que aprendam durante toda a vida, etc.”. Porém, o trabalho com projetos vai muito além de o aluno aprender a pesquisar, pois o foco não está apenas em saber sobre o conteúdo a ser pesquisado, mas no processo de relacionar as pesquisas realizadas em diferentes fontes e por vários alunos, a troca de informações, o momento da leitura e da escrita, da interpretação, enfim, cada etapa do projeto possibilitando um novo olhar”. Segundo Nogueira (2008), isso faz com que se desenvolvam várias habilidades, amplie o conhecimento e promova a capacidade de ir além do que a informação lhe proporcionou. Diante do texto e reflexões a respeito de projetos, pode-se afirmar que, nas escolas, o desenvolvimento de projetos tem ocorrido:
a. De forma a respeitar o desejo dos alunos.
b. Contemplando as necessidades da comunidade.
c. Como planejamento da coordenação pedagógica, ou por modismo.
d. Pela verificação dos sonhos dos alunos e da comunidade.
e. A partir de um problema a ser resolvido pelo grupo que o desenvolverá.
Feedback da resposta: Resposta: C
Justificativa: A maneira como os projetos têm ocorrido nas escolas, infelizmente, não os atrelam aos seus inúmeros benefícios para a educação. Na maioria das vezes, os percebemos enquanto planejados por uma coordenação pedagógica, ou por modismo.

4 - Nesta tendência pedagógica, a Didática é uma disciplina normativa, ou seja, um conjunto de regras e princípios que regulam o ensino. Assinale a alternativa que a identifica:
a. Tecnicismo educacional.
b. Tradicional.
c. Renovada.
d. Libertadora.
e. Cultural.
Feedback da resposta: Resposta: B
Justificativa: Na tendência tradicional, a Didática contribui com as regras e os princípios, tendo como objetivo regular o ensino idêntico para todos os alunos. Cabe a esses adequar-se aos “moldes” que os padronizem para “receber” o conhecimento transmitido pelo professor.

5 - O autor José Carlos Libâneo advoga em favor da pedagogia crítico-social. Seus argumentos são:
I – A intervenção do professor, requerida por esta pedagogia, não se conclui pela negação da relação professor-aluno, pois o clima do grupo é essencial.
II – A função de ensinar carrega, em si, a autoridade pedagógica, se a relação pedagógica é vista de um ponto realista.
III – As demais pedagogias criam dicotomias que amortecem a presença do professor e negam a relação pedagógica.
IV – A igualdade professor-aluno é uma ilusão, se considerado o que se espera de cada um deles.
V – Na relação pedagógica, o professor ensina, mas o aluno aprende sozinho, assim, aprende a distinguir a verdade do erro e compreende as realidades sociais.
a. As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
b. As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
c. As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
d. As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
e. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Feedback da resposta: Resposta: E
Justificativa: Na pedagogia crítico-social, o aluno não aprende os conteúdos sozinho. O professor é um mediador, não satisfazendo apenas as necessidades e carências do aluno, mas despertando neste outras necessidades, exigindo-lhe esforço, propondo conteúdos e modelos compatíveis com experiências vividas, mobilizando-o para uma participação ativa na própria aprendizagem.

6- São atores no desenvolvimento de projetos na escola:
a. O diretor e o coordenador pedagógico.
b. Os alunos e o professor.
c. O porteiro e o faxineiro.
d. Os pais dos alunos e o diretor.
e. O professor e o coordenador pedagógico.
Feedback da resposta: Resposta: B
Justificativa: Se o desenvolvimento de projetos se refere (como o tratamos nos nossos estudos) à sala de aula, então seus atores são os alunos e o professor.

7- São critérios para a seleção de conteúdos no processo ensino-aprendizagem:
a. Validade, utilidade, fácil memorização e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.
b. Dificuldade, eficiência, conservadorismo e flexibilidade.
c. Validade, utilidade, significação, adequação ao nível de desenvolvimento do aluno e flexibilidade.
d. Respeitabilidade, eficiência, conservadorismo, significação e flexibilidade.
e. Fácil memorização, listagem, permanência, eficiência e utilidade.
Feedback da resposta: Resposta: C 
Justificativa: Ao selecionar conteúdos, o professor precisa verificar se valem a pena serem aprendidos pelos alunos, se são úteis para as suas vivências intra e extraescolares, se são significativos, se estão adequados ao nível de desenvolvimento dos mesmos e se são flexíveis, possíveis de serem retomados ou acelerados nas experiências de aprendizagens.

8- São critérios para a seleção de um método ou técnica de ensino:
I – Adequação aos objetivos propostos para o processo educacional.
II – A natureza do conhecimento a ser construído pelo aluno e o tipo de aprendizagem a se realizar.
III – Os interesses dos pais dos alunos e do diretor da escola.
IV – As características do aluno (idade, nível de maturidade e desenvolvimento mental, grau de interesse e suas expectativas de aprendizagem).
V – As condições físicas existentes e o tempo disponível.
A alternativa que contém apenas as afirmativas corretas é:
a. I, II e III.
b. II, III e IV.
c. III, IV e V.
d. I, II, IV e V.
e. II e III.
Feedback da resposta: Resposta: D
Justificativa: De acordo com o que estudamos, são critérios para a seleção de um método exclusivamente para o que se refere aos alunos, ou seja, ao público-alvo da aprendizagem. Portanto, os interesses dos pais e do diretor da escola devem ser secundários em relação aos interesses dos alunos, pois a metodologia e as técnicas serão utilizadas por eles e para eles.

9- Segundo Libâneo (1994), sobre a “tradição pedagógica brasileira”: 
I – Na pedagogia tradicional, o professor é a autoridade máxima no controle da classe e dos conhecimentos.
II – Na pedagogia renovada ou da Escola Nova, o indivíduo (aluno) é um ser passivo, ou seja, naturalmente predisposto a absorver os conteúdos escolhidos pelo professor.
III – A didática, na pedagogia tradicional, recorre constantemente aos recursos e técnicas de aprendizagem para uma melhor absorção do conhecimento pelo aluno.
IV – A pedagogia tecnicista tem como princípio o aluno ativo no centro do processo ensino-aprendizagem.
V – A didática, na pedagogia renovada, valoriza mais os conhecimentos sistematizados do que o processo da aprendizagem e os meios utilizados para tal.
a. Somente a V.
b. Somente a IV.
c. Somente a III.
d. Somente a II.
e. Somente a I.
Feedback da resposta: Resposta: E
Justificativa: De acordo com o autor citado, a pedagogia tradicional valoriza a autoridade do professor, ou seja, o percebe como o “dono do saber”.

10- Sobre a gênese do projeto, podemos afirmar:
I – O projeto começa a sê-lo na medida em que se torna material.
II – O projeto inicia-se a partir de uma ordem do coordenador pedagógico. 
III – O projeto existe a partir de um sonho, de um desejo ou de uma necessidade. 
IV – O projeto só pode ser concebido se representar o modismo de um determinado contexto social, político e histórico. 
A alternativa que contém apenas as afirmativas corretas é:
a. I e II.
b. I e III.
c. I e IV.
d. II e III.
e. II e IV.
Feedback da resposta: Resposta: B
Justificativa: O projeto não pode ser concebido a partir da ordem de um coordenador ou diretor de escola, e nem ser pensado como possível de ser desenvolvido em função de um modismo em determinado contexto histórico. O projeto deve partir de um sonho ou desejo de quem irá desenvolvê-lo e do qual participará como co-construtor.

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