segunda-feira, 19 de novembro de 2018

ED XII - TI

PERGUNTA 1
Das afirmativas abaixo, quais estão corretas? 
I- O professor deve dominar a teoria da aprendizagem das atividades trabalhadas, tendo competência para escolhê-la conscientemente por seu valor tático e estratégico na progressão das aprendizagens, e não por hábito ou “falta de algo melhor”.
II- Para gerir a progressão dos alunos, é necessário que se façam balanços periódicos de suas aquisições.
III- O que o professor faz com o que se detectou como aquisições, ou não, de aprendizagens por parte dos seus alunos, só é importante para ser apresentado aos pais.
IV- A decisão, por parte do professor, de um aluno refazer uma série de escolaridade ou um ano de determinado ciclo é a principal satisfação de um professor competente que precisa expor seu poder.
a. Apenas a I e a II.
b. Apenas a II e a III.
c. Apenas a III e a IV.
d. Apenas a I e a III.
e. Apenas a II e a IV.

PERGUNTA 2
A escola básica brasileira terá um avanço qualitativo quando:
a. Secundarizar o ensino e enfatizar o processo de aprendizagem do aluno.
b. Desconsiderar o processo de ensino e salientar o processo de construção do conhecimento.
c. Realizar uma articulação entre o modo de ensinar e o processo de aprendizagem do aluno.
d. Considerar o ensino como o elemento fundamental do processo educacional.
e. Secundarizar o ensino e valorizar a avaliação.
PERGUNTA 3
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Diante disso, podemos afirmar que:
a. As três modalidades de planejamento: planos de escola, de ensino e de aulas, são independentes entre si, portanto não representam instrumentos de organização e coordenação das atividades escolares.
b. Dos planos de escola, de ensino e de aula, somente este último deverá ser elaborado pelo professor.
c. O planejamento escolar, para constituir um todo orgânico, poderá ser elaborado somente pelo diretor da escola.
d. Caberá à comunidade, como a grande interessada na atividade escolar, selecionar os conteúdos mais adequados aos seus filhos.
e. O planejamento de ensino é um meio para se programar as atividades do professor na sala de aula, nas pesquisas e durante o processo de avaliação.

PERGUNTA 4
Escolha a alternativa cujo grupo de palavras complete correta e respectivamente a afirmação abaixo sobre o que levar em consideração ao trabalhar um conteúdo:
“O professor que trabalha a partir das representações dos alunos tenta reencontrar a ________________ do tempo em que ainda não sabia colocar-se no lugar dos aprendizes, lembrar-se de que, se não ________________, não é por falta de vontade, mas porque o que é evidente para o _______________ parece opaco e arbitrário para os aprendizes.”
a. Memória – compreendem – especialista.
b. Tranquilidade – decoram – colega.
c. Imaturidade – ouvem – diretor.
d. Lembrança – memorizam – professor.
e. Infância – aprendem – pai.

PERGUNTA 5
O educador Paulo Freire formulou uma metodologia baseada em 5 passos:
1- Vivências dos alunos; 
2- Temas geradores; 
3- Problematização; 
4- Conscientização;
5- Ação política.
Essa proposta pedagógica é denominada:
a. Pedagogia da escola nova.
b. Pedagogia tradicional.
c. Pedagogia libertadora.
d. Pedagogia pós-moderna.
e. Pedagogia tecnicista.

PERGUNTA 6
De acordo com a classificação de Libâneo sobre as tendências pedagógicas, relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna, marcando a sequência certa nas opções oferecidas:
1- Pedagogia Liberal
2- Pedagogia Progressista
( ) Tradicional
( ) Crítico-social dos conteúdos
( ) Renovada não-diretiva
( ) Libertária
( ) Tecnicista
( ) Renovada progressista
( ) Libertadora
a.1-1-1-2-2-1-1.
b.1-2-1-2-1-1-1.
c.1-2-1-2-1-1-2.
d.2-1-2-1-1-2-1.
e.2-2-1-1-1-1-2.

PERGUNTA 7
Assinale a opção correspondente à corrente do pensamento pedagógico brasileiro que se articula diretamente ao sistema produtivo para aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho:
a. Progressista libertadora.
b. Liberal renovadora não-diretiva.
c. Liberal tecnicista.
d. Progressista libertária.
e. Liberal renovadora progressiva.

PERGUNTA 8
O planejamento faz parte da história da humanidade, pois, em todo momento, planejamos ações. Temos como exemplo: planejamento de casamento, almoço com amigos, viagem e assim podemos continuar. Estamos sempre diante de situações que requerem planejamento, portanto, podemos afirmar que planejamento é um processo:
a. Motor que envolve atividades físicas.
b. Mental que envolve análise, reflexão e previsão.
c. Mental que envolve memorização e listagem de atividades.
d. Afetivo que envolve dedicação e coerência inter-relacional.
e. Social que envolve comunicação, disciplina e autocontrole.

PERGUNTA 9
O projeto político pedagógico de uma escola exige:
a. Que o coordenador educacional o construa de forma clara e objetiva.
b. Um agrupamento de planos de ensino e atividades diversas para os alunos, de acordo com a Secretaria de Educação, que dita as normas e exerce o controle técnico-burocrático.
c. Uma ação intencional, com um sentido explícito e com um compromisso definido coletivamente.
d. Um processo autocrático de decisões e vivência autocrática necessária para a participação dos dirigentes.
e. O respeito à burocracia e à hierarquia de poder.

PERGUNTA 10
Sobre a tendência progressista “crítico-social dos conteúdos”, leia as afirmativas abaixo:
I- A aprendizagem é baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.
II- O professor exige atitude receptiva do aluno por meio da autoridade.
III- Os conteúdos são discutidos pelos alunos e trabalhados de maneira que tenham sentido e significado.
IV- O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado.
Assinale a alternativa que contenha apenas afirmativas corretas:
a. I e IV.
b. I, II e III.
c. III e IV.
d. II, III e IV.
e. Apenas a III.

Iniciado19/11/18 15:51
Enviado19/11/18 17:05
StatusCompletada
Resultado da tentativa9 em 10 pontos  
Tempo decorrido1 hora, 13 minutos

PERGUNTA 11
Você, enquanto futuro professor de biologia, deve entender que quando inicia sua aprendizagem, o aluno encontra-se num estado inicial que é determinado:
I- Pela apresentação de certa disposição para realizar a aprendizagem.
II- Pela disposição que o aluno possui de capacidades, instrumentos, estratégias e habilidades gerais para completar o processo de aprendizagem.
III- Por conhecimentos prévios.
IV- Pela completa ausência de conhecimentos, afinal, ele nunca foi à escola.
A alternativa que contém apenas a afirmativa correta é:
a. I, II e III.
b. I e II.
c. II e III.
d. I e III.
e. IV.

PERGUNTA 12
Carl Rogers teve suas ideias bastante difundidas no Brasil na década de 70 do século XX. É pressuposto básico da sua teoria:
a. A não-diretividade.
b. A direção do processo pedagógico.
c. A coincidência com as ideias do behaviorismo.
d. A distância entre professor e aluno.
e. A coincidência com as ideias de Vygotsky.

PERGUNTA 13
A ação do professor depende de constantes atualizações reflexivas sobre seus alunos, por exemplo:
I - A disponibilidade dos alunos para a aprendizagem.
II - A possibilidade da falta de sentido que atribuem à atividade.
III - A estratégia utilizada pelo professor para que seus alunos memorizem os conteúdos. 
IV - A escassa motivação dos alunos.
V - A forma como organiza o ensino na relação direta com os alunos ou no contexto.
Estão corretas as afirmativas:
a. I, II e III.
b. I, II, IV e V.
c. I, III, IV e V.
d. III e V.
e. II, III, IV e V.

PERGUNTA 14
Sobre a formação continuada dos professores, considere as seguintes tarefas:
1- Realizar o levantamento de necessidades de formação continuada de seus profissionais.
2- Elaborar seu programa de formação contando com a participação e o apoio dos órgãos centrais.
3- Envolver os conteúdos curriculares, o sistema educacional como um todo e suas relações com a sociedade.
4- Desenvolver seu papel na concepção, na execução e na avaliação do programa de formação continuada.
É tarefa que o coordenador educacional deve executar:
a. 1, 2 e 3 somente.
b. 2 e 4 somente.
c. 3 somente.
d. 1, 2, 3 e 4.
e. 1, 3 e 4 somente.

Tentativa 2
Iniciado19/11/18 17:14
Enviado19/11/18 17:29
StatusCompletada
Resultado da tentativa9 em 10 pontos  
Tempo decorrido15 minutos

PERGUNTA 15

O conhecimento acontece quando, ou fisicamente, ou mentalmente há uma interação entre sujeito aprendente e objeto a ser. Essa interação provoca um desiquilíbrio que faz com que o sujeito procure saná-lo na busca do equilíbrio. O equilíbrio acontecerá se o aluno tiver conhecimento suficiente para entender e assimilar esse novo conhecer. Os esquemas de conhecimento caracterizam-se:
a. Pelas dificuldades de aprendizagem por parte do aluno que nunca foi antes à escola.
b. Apenas pela quantidade de conhecimentos que, quanto maior, melhor serão seus “esquemas de conhecimento”.
c. Apenas pelo nível de organização interna de cada aluno, ou seja, de como este memoriza conceitos.
d. Pela quantidade de conhecimentos e pelo nível de organização interna de cada aluno e de como ele os articula.
e. Pela presença ou ausência de inteligência, medida pelos resultados obtidos nas avaliações.

Iniciado19/11/18 17:33
Enviado19/11/18 17:39
StatusCompletada
Resultado da tentativa10 em 10 pontos  
Tempo decorrido5 minutos

Resultado de imagem para FIM


Nenhum comentário:

Postar um comentário