quinta-feira, 12 de março de 2020

PE:TP 2019 (Prática de Ensino: Trajetória da Práxis) - Postagem 1

Proposta da atividade: 

No Manual da Atividade de PE:TP, você verificou que, para a atividade 1, deverá postar um texto dissertativo de 1 página, cujos aspectos orientadores para a elaboração do seu texto são apresentados logo depois do texto “O professor sob ameaça: como enfrentar a violência?”, que relata o caso do Professor André.
Na atividade pede-se que você elabore seu texto (referente à 1ª postagem) a partir de informações pontuadas em 4 itens disponibilizados para direcionar sua reflexão, os quais são detalhados a seguir:
1ª: Aprovar alunos tidos como “indisciplinados”, como forma de “livrar a escola de alunos-problema”.
2ª: Não denunciar pessoas à polícia por medo de represálias.
3ª: A naturalização da violência, ou seja, entendê-la como algo que “faria parte” do cotidiano de escolas que atendem jovens.
4ª: O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) seria um documento que “enfraqueceria” a “autoridade” da escola.
Enfatiza-se que não é necessário contemplar todos os 4 pontos de reflexão propostos. Você pode utilizar 1, 2, 3 ou os 4 pontos para construir seu texto. Contudo, é importante que a sua argumentação tenha como base o referencial teórico que estudou ao longo do seu curso de licenciatura.
Chamamos a atenção para o fato que, ao ler o texto que descreve o “Caso do prof. André”, você deve observar que o caso contém descrições e caracterizações de estereótipos, estigmas e crenças que permeiam nossas relações do dia a dia.
É importante que você, futuro professor, com base no seu conhecimento acadêmico e teórico construído ao longo do curso, procure analisar a situação apresentada de forma crítica, problematizando suas implicações morais, éticas e sociais. Para tanto, lembre-se que a sala de aula, bem como escola como instituição, se constituem a partir das determinações, contradições e desigualdades que compõem a sociedade como um todo.

Sugestões de Leitura:
1ª: Aprovar alunos tidos como “indisciplinados”, como forma de “livrar a escola de alunos-problema”.

2ª: Não denunciar pessoas à polícia por medo de represálias.


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